Voltar

Atualidade

Baixo Alentejo foi das regiões mais afetadas pela pandemia. Secundário e Universidades reabrem dia 19.

Atualidade

Baixo Alentejo foi das regiões mais afetadas pela pandemia. Secundário e Universidades reabrem dia 19.

A Direção-Geral da Saúde explicou que Portugal mostra uma incidência moderada, "próxima dos 71 casos por cem mil habitantes", com uma tendência crescente. O especialista André Peralta Santos, no Infarmed, clarificou que “mais de duas dezenas de concelhos, com especial atenção para o Algarve e Alentejo, estão com uma tendência agravada”.

O dirigente da DGS revelou, na reunião do Infarmed, que nas últimas três semanas observou-se que o Algarve e Baixo Alentejo foram as principais regiões afetadas pela pandemia. Segundo o que se poder ler no site da TSF, os 22 concelhos com uma incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes, representam 6,5% da população.

Marcelo Rebelo de Sousa publicou a sua proposta de decreto para o novo estado de emergência, para vigorar até às 23h59 de 30 de abril. Para além das datas, o 15º decreto de declaração de estado de emergência não mudou nada, em relação ao último que foi aprovado e que vigora até amanhã.

Ainda sobre a renovação do estado de emergência, os partidos reuniram com o Presidente da República, em antecâmara, e de acordo com a TSF, “todos concordaram que o plano de desconfinamento deve avançar”, inclusive Marcelo Rebelo de Sousa. O ensino secundário e universitário  reabrem, porém com prudência no caso dos 22 concelhos que se encontram com uma taxa de incidência elevada.

O que está em causa é que estes 22 concelhos podem não passar, em parte, à próxima fase do plano de desconfinamento.

Relembramos que a 19 de abril regressam às aulas os alunos do secundário e ensino superior. Abrem, também, cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos e lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação. Todas as lojas e centros comerciais, restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados e as modalidades desportivas de médio risco estão programadas, igualmente para voltarem a 19 de abril. O mesmo acontece com a atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo, eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% de lotação.

A 3 de maio abrem restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário, todas as modalidades desportivas, atividade física ao ar livre e ginásios, grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação, assim como casamentos e batizados com 50% de lotação.


Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.