Voltar

Atualidade

DGRM participou nas jornadas do projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural Navegável

Atualidade

DGRM participou nas jornadas do projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural Navegável

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Seguranças e Serviços Marítimos participou nas jornadas de encerramento do “Projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural e Navegável”, do Programa INTERREG V-A 2014-2020. Foi estabelecida a navegabilidade do rio Guadiana no troço Alcoutim-Pomarão.

No âmbito do projeto fazem parte um conjunto de intervenções, das quais o estabelecimento de um canal navegável de 30 metros de largura, a colocação do assinalamento marítimo, a construção de vários cais de acesso e de amarração das embarcações e a produção de Cartas Náuticas de todo o troço internacional do Rio Guadiana entre Vila Real de Santo António e o Pomarão.

Este ativo natural e cultural deve ser dinamizado com requisitos de segurança e controlo, preservando também os valores ambientais, presentes em todo o vale do Guadiana.

No evento também se abordaram os trabalhos futuros, a desenvolver no próximo programa do INTERREG, que devem contemplar a concretização da navegabilidade no último troço entre Pomarão e Mértola, a realização de mais infraestruturas de acostagem e de acesso de pessoas ao Rio, e ainda, pela necessidade de uma nova intervenção ao nível da barra do Guadiana.

Destas Jornadas ficou a mensagem de que o Guadiana “será cada vez mais um motivo de união entre Portugal e Espanha e um motor para o desenvolvimento económico e criação de emprego”, exatamente por possibilitar atividades náuticas de recreio e de turismo.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.