Voltar

Atualidade

Hoje é Dia Internacional dos Arquivos. Data sensibiliza para importância desta memória

Atualidade

Hoje é Dia Internacional dos Arquivos. Data sensibiliza para importância desta memória

Foto: Pixabay

Assinala-se este domingo, dia 9, o Dia Internacional dos Arquivos, uma efeméride que pretende "sensibilizar os cidadãos para a importância dos arquivos e do trabalho dos profissionais de arquivística".

De acordo com o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), "os arquivos são lugares incomparáveis de descoberta, ensinam-nos e documentam o passado, ao mesmo tempo que nos abrem a mente para novas ideias" e "desempenham um papel fundamental na preservação da memória coletiva e na proteção de documentos históricos, administrativos, científicos e culturais. São responsáveis por garantir a autenticidade, acessibilidade e disponibilidade desses registos ao longo do tempo". 

"Para reconhecer a importância dos arquivos, como guardiões da memória e promover a valorização e preservação dessas fontes fundamentais de conhecimento para a sociedade foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council of Archives - ICA, em inglês), realizada em novembro de 2007, no Québec, o dia 9 de junho como o Dia Internacional dos Arquivos. A data foi escolhida por ter sido a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o ICA", pode ler-se, ainda, na página de Internet do IRN.


PUB
PUB
PUB

Discos

Álbum de estreia de David Bowie reeditado a 26 de julho

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.