Voltar

Atualidade

13 de fevereiro: Dia Mundial da Rádio dedicado ao tema "Rádio e Alterações Climáticas"

Atualidade

13 de fevereiro: Dia Mundial da Rádio dedicado ao tema "Rádio e Alterações Climáticas"

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

O Dia Mundial da Rádio assinala-se, anualmente, a 13 de fevereiro. A data foi proclamada na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011. Este ano, o tema escolhido, pela UNESCO, é «Rádio e Alterações Climáticas», e celebra as "muitas oportunidades que a radiodifusão oferece para dar destaque a esta matéria que faz a atualidade".

"Demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo, que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino", são propósitos desta data.

"Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas. No atual contexto mundial, o apoio à liberdade de imprensa e às estações de rádio livres e independentes é uma necessidade absoluta", sublinha a UNESCO.

A UNESCO refere, ainda, que "2025 é um ano crucial para as alterações climáticas. De acordo com o Acordo de Paris, se a humanidade quiser limitar o aquecimento global a 1,5°C, as emissões de gases com efeito de estufa devem atingir o seu pico, o mais tardar, nesse ano, antes de começarem a diminuir".


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.