Voltar

Atualidade

Direção Regional de Cultura do Alentejo entregou classificação da Necrópole de Medarra

Atualidade

Direção Regional de Cultura do Alentejo entregou classificação da Necrópole de Medarra

Foto: Movimento Ervidel em Ação

O Movimento Ervidel em Ação reuniu-se hoje, dia 30 de abril, com Ana Paula Amendoeira nas instalações da CCDR Alentejo, para proceder à entrega formal do pedido de classificação do sítio arqueológico da Medarra (Ervidel). Processo que inclui a recolha de subscrição efetuada em papel e online, várias declarações de apoio à iniciativa por parte de entidades, como a Câmara Municipal de Aljustrel, Junta de Freguesia de Ervidel, Associação de Defesa do Património Mineiro, Cultural e Ambiental do Concelho de Aljustrel, Grupo Coral As Margens do Roxo, e por personalidades/académicos como Marta Diaz, Edgar Fernandes, Artur Martins, Miguel Serra e Nelson Almeida.

"O sítio arqueológico da Medarra, é uma necrópole da Idade do Bronze com cerca de 3500 anos, que ocupa a encosta que confronta directamente com a aldeia de Ervidel. A recente implementação de um olival superintensivo levou a que uma nova área de cistas da Medarra viesse a ser afectada, ameaçando este importante testemunho único do passado de Ervidel e da região cuja extensão se revela agora maior do que era até aí conhecido.

Por ser urgente o reconhecimento e salvaguardado valor cultural de Medarra, o Movimento Ervidel em Ação propõe por esta via, a classificação deste sitio arqueológico, para que seja seja reconhecido o seu inestimável valor cultural e de forma que possam desenvolver-se mais estudos e se promova em Ervidel a valorização deste património único", lê-se no documento enviado à nossa redação.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.