Voltar

Política

Autárquicas 2025: BE quer criar Museu "República, Resistência, Revolução e Democracia" em Beja

Política

Autárquicas 2025: BE quer criar Museu "República, Resistência, Revolução e Democracia" em Beja

Foto: Facebook Bloco de Esquerda

A candidatura a Beja do Bloco de Esquerda (BE), nas autárquicas 2025 e liderada por Madalena Figueira, considera que "importa conhecer e divulgar a história, ajudando o concelho a gostar de si próprio. Esta aposta terá também uma tradução no desenvolvimento económico e social do território" e neste contexto avança com a proposta de criação, no centro histórico da capital de distrito, do Museu "República, Resistência, Revolução e Democracia".

"Seria um museu constituído por quatro núcleos, edificado naturalmente por fases: O núcleo República mostraria Beja Republicana, as suas realizações, os seus sonhos e os seus protagonistas.

O núcleo Resistência trataria, justamente, da resistência à ditadura Estado Novista no concelho de Beja e distrito, sinalizando os seus principais marcos e protagonistas.

O núcleo Revolução falaria do 25 de abril, da queda do fascismo e da revolução que ocorreu no concelho de Beja e no distrito.

O núcleo Democracia daria conta da institucionalização da democracia, resultado da revolução, no concelho e no distrito.

Em estreita ligação com o museu e fazendo parte integrante dele seria, ainda, instalado um Centro de Documentação disponibilizando informação conducente à investigação e à divulgação da história do concelho e do distrito no século XX, junto dos cidadãos e cidadãs, bem como dos alunos dos diversos graus de ensino", é explicado no mesmo documento.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.