Voltar

Atualidade

ERT Alentejo na Bienal Ibérica de Património Cultural, nos Açores, até este domingo

Atualidade

ERT Alentejo na Bienal Ibérica de Património Cultural, nos Açores, até este domingo

Com o objetivo de promover as ofertas turísticas ligadas ao património cultural imaterial e industrial do Alentejo e do Ribatejo, dois destinos fortemente identitários, a Entidade Regional de Turismo (ERT) está presente na Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorre em Angra do Heroísmo, nos Açores, até domingo, 15.

No âmbito deste evento, a ERT Alentejo e Ribatejo participa em várias iniciativas. “O Alentejo e o Ribatejo têm várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sendo que cinco fazem parte das Listas da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Com a participação nesta Bienal de referência, pretendemos apresentar as apostas que temos vindo a fazer na valorização e promoção destes nossos bens identitários”, afirma Pedro Beato, vice-presidente desta entidade.

No decorrer do evento, destaca-se também a presença no Innovation Point, onde será apresentado o projeto intitulado “Da Salvaguarda à Dinamização do Património Cultural Imaterial - Uma Nova Perspetiva para a Criação de Experiências”; assim como na iniciativa de divulgação do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial - que o Alentejo e o Ribatejo integram com 23 recursos - e no “Tourism Talks: A Tecnologia no Património Industrial”, onde serão dadas a conhecer as boas práticas implementadas no Parque Mineiro de Aljustrel.

No âmbito das Atividades de Educação Patrimonial em Permanência, vai ser promovida uma visita virtual à mina de Aljustrel, é avançado igualmente.

O NERBE/AEBAL, NERPOR e o NERE estão a promover o Projeto ALENTEJO+DIGITAL. Amanhã há uma sessão de apresentação em Beja.

O NERBE/AEBAL, NERPOR, e o NERE , em parceria, estão a dinamizar o Projeto ALENTEJO+DIGITAL | Projeto de inovação para a economia digital das PME do setor agroalimentar da região do Alentejo, que tem como objetivo central o reforço da capacidade empresarial de PME do setor agroalimentar da região do Alentejo para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.

Um dos objetivos do projeto é a criação de uma Rede de Cooperação Institucional e Empresarial com o objetivo de estimular o desenvolvimento de práticas digitais inovadoras, com vista ao aumento da produtividade e capacidade de criação de valor, promovendo um crescimento inteligente e digital.

Assim, no dia 12 de outubro de 2023, pelas 9h45, nas instalações do NERBE/AEBAL, irão decorrer as Sessões de Dinamização e Capacitação de Rede de Cooperação Institucional e Empresarial para a inovação digital, dirigidas a Instituições Regionais e Empresas.

Para além da apresentação do Projeto e das respetivas atividades, esta sessão pretende despertar o interesse das entidades na participação na Rede de Cooperação.

Complementarmente, estas sessões visam ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância e estratégias para dinamizar iniciativas coletivas de cooperação para inovação digital das PME.

Neste sentido, vimos pelo presente convidar V. Exa. a participar nestas sessões.

Agradecemos de antemão que efetue a sua inscrição, através do formulário disponível em: FICHA DE INSCRIÇÃO.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.