Voltar

Atualidade

ERT Alentejo na Bienal Ibérica de Património Cultural, nos Açores, até este domingo

Atualidade

ERT Alentejo na Bienal Ibérica de Património Cultural, nos Açores, até este domingo

Com o objetivo de promover as ofertas turísticas ligadas ao património cultural imaterial e industrial do Alentejo e do Ribatejo, dois destinos fortemente identitários, a Entidade Regional de Turismo (ERT) está presente na Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorre em Angra do Heroísmo, nos Açores, até domingo, 15.

No âmbito deste evento, a ERT Alentejo e Ribatejo participa em várias iniciativas. “O Alentejo e o Ribatejo têm várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sendo que cinco fazem parte das Listas da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Com a participação nesta Bienal de referência, pretendemos apresentar as apostas que temos vindo a fazer na valorização e promoção destes nossos bens identitários”, afirma Pedro Beato, vice-presidente desta entidade.

No decorrer do evento, destaca-se também a presença no Innovation Point, onde será apresentado o projeto intitulado “Da Salvaguarda à Dinamização do Património Cultural Imaterial - Uma Nova Perspetiva para a Criação de Experiências”; assim como na iniciativa de divulgação do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial - que o Alentejo e o Ribatejo integram com 23 recursos - e no “Tourism Talks: A Tecnologia no Património Industrial”, onde serão dadas a conhecer as boas práticas implementadas no Parque Mineiro de Aljustrel.

No âmbito das Atividades de Educação Patrimonial em Permanência, vai ser promovida uma visita virtual à mina de Aljustrel, é avançado igualmente.

O NERBE/AEBAL, NERPOR e o NERE estão a promover o Projeto ALENTEJO+DIGITAL. Amanhã há uma sessão de apresentação em Beja.

O NERBE/AEBAL, NERPOR, e o NERE , em parceria, estão a dinamizar o Projeto ALENTEJO+DIGITAL | Projeto de inovação para a economia digital das PME do setor agroalimentar da região do Alentejo, que tem como objetivo central o reforço da capacidade empresarial de PME do setor agroalimentar da região do Alentejo para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.

Um dos objetivos do projeto é a criação de uma Rede de Cooperação Institucional e Empresarial com o objetivo de estimular o desenvolvimento de práticas digitais inovadoras, com vista ao aumento da produtividade e capacidade de criação de valor, promovendo um crescimento inteligente e digital.

Assim, no dia 12 de outubro de 2023, pelas 9h45, nas instalações do NERBE/AEBAL, irão decorrer as Sessões de Dinamização e Capacitação de Rede de Cooperação Institucional e Empresarial para a inovação digital, dirigidas a Instituições Regionais e Empresas.

Para além da apresentação do Projeto e das respetivas atividades, esta sessão pretende despertar o interesse das entidades na participação na Rede de Cooperação.

Complementarmente, estas sessões visam ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância e estratégias para dinamizar iniciativas coletivas de cooperação para inovação digital das PME.

Neste sentido, vimos pelo presente convidar V. Exa. a participar nestas sessões.

Agradecemos de antemão que efetue a sua inscrição, através do formulário disponível em: FICHA DE INSCRIÇÃO.


Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.