Voltar

Política

Escolas em Odemira esperam compromisso do Governo para avançar projetos

Política

Escolas em Odemira esperam compromisso do Governo para avançar projetos

Foto: Rádio Voz da Planície

A Câmara Municipal de Odemira está a implementar um plano "robusto" para responder ao aumento de crianças e às necessidades educativas do concelho. O presidente da Câmara, Hélder Guerreiro destacou projetos de construção, reabilitação e reforço de recursos humanos, durante a FACECO, que se realizou de 18 a 20 deste mês, em São Teotónio.

Segundo o presidente, três projetos de reabilitação e ampliação estão planeados: a EB23 de São Teotónio será aumentada, e a Escola Secundária de Odemira e a Escola Damião, também em Odemira, serão requalificadas. Estes projetos dependem de um compromisso do Governo para a entrega das infraestruturas em condições adequadas.

Como resposta imediata, duas escolas encerradas serão reabertas no próximo ano letivo: a Escola de Pereiras Gare e a Escola de Santa Clara-a-Velha, após mobilização da população e inscrições no pré-escolar. Em São Teotónio, o pré-escolar será transferido, aumentando de 3-4 para 5 salas, todas já ocupadas. Vila Nova de Milfontes também receberá investimentos para melhorar e expandir espaços escolares.

Em termos de recursos humanos não docentes, a situação está resolvida, com um aumento de 136 para 170 funcionários nas escolas do concelho. No entanto, dos 7,5 milhões de euros anuais investidos pela Câmara em educação, apenas 4 milhões são provenientes do Estado, o que representa um “déficit bastante relevante e significativo”.

Apesar dos avanços, a diversidade linguística em sala de aula permanece um desafio. A Câmara tem procurado abordar esta questão em candidaturas e instrumentos, incentivando o Ministério da Educação a cumprir as suas competências. O objetivo final é “ajudar a que os alunos tenham o melhor percurso escolar possível”.

Cortesia Rádio Castrense


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.