Voltar

Política

Espetáculo comemorativo do centenário do PCP é hoje no Pax Julia em Beja

Política

Espetáculo comemorativo do centenário do PCP é hoje no Pax Julia em Beja

O Partido Comunista Português (PCP) criou um espetáculo, com quatro apresentações, comemorativo do seu centenário para a “região histórica do Alentejo”. O palco do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja recebe a terceira edição desta realização, neste sábado dia 19, às 21h00, onde a música - que envolve quase uma centena de intérpretes - e as imagens contam “a história do Alentejo e do trabalho”.

Com o nome “É tão lindo o meu partido!”, um verso de uma moda popular do canto a vozes feita no período revolucionário do pós-25 de Abril de 1974, este espetáculo fala, entre outros aspetos, sobre a “luta pelo direito ao trabalho e a redução do horário para as 8 horas nos campos do sul”.

Odete Borralho, do grupo responsável pela organização do espetáculo, revela tudo isto, passando em revista os objetivos desta realização. Odete Borralho fala, também, das participações que compõem este espetáculo.

Coral Harmonia, Coral Vozes d´Arte, Duarte Coxo, Fernanda Bacalhau, Fernando Malão, Grupo Coral e Etnográfico de Grândola, Grupo Coral Fora d´Oras, Grupo Coral Feminino Papoilas do Enxoé de Vale de Vargo, João Morais (O GAJO), João Vitorino, José Russo, Maria Leonarda Madeira, Maria Marrafa, Nuno do Ó, Paulo Ribeiro, Raia: Planeta Campaniça - To-Zé Bexiga, Rosário Gonzaga, Vozes Além´Tejo são alguns dos artistas convidados.

O espetáculo “recorre a peças literárias, poéticas, musicais de tipo tradicional, popular ou erudito, discursivas ou jornalísticas, para contar a história do PCP desde a década de 1920, cruzando os planos locais e regionais com os planos nacional e internacional da luta do povo alentejano e do povo português, enlaçando estas lutas nos movimentos internacionais de luta, pela construção de um tempo mais justo e democrático, alicerce de uma sociedade socialista.”

Este espetáculo tem, ainda, “uma forte componente multimédia, revelando acontecimentos e tempos históricos nos quais o PCP teve um papel fundamental na luta do povo português, pela liberdade, pela dignidade, pelo futuro”.

As entradas são gratuitas, mas para assistir a este espetáculo tem de fazer a sua reserva através da bilheteira on-line do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.