Voltar

Atualidade

“Esta não é a nossa ministra”, diz Rui Garrido. ACOS não convidou membros do Governo para Ovibeja

Atualidade

“Esta não é a nossa ministra”, diz Rui Garrido. ACOS não convidou membros do Governo para Ovibeja

A ACOS - Associação de Agricultores do Sul decidiu não convidar membros do Governo para a Ovibeja 2023, nomeadamente a ministra da agricultura, que diz "não ouvir os agricultores". O presidente da República foi convidado e visitará a feira no dia 29, durante a tarde.

O presidente da ACOS - Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, entidade que organiza a Ovibeja revelou que depois de “muito ponderar”, a Direção decidiu “não convidar formalmente a ministra da Agricultura para visitar a feira, tendo em atenção o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês, nas quais a ACOS tem participado ativamente”.

De fora fica também António Costa. A este propósito Rui Garrido refere que “como o primeiro-ministro também não ouve a contestação dos agricultores e teima em manter no Governo uma ministra sem qualquer peso político e sem competência para o lugar. Naturalmente que, perante uma postura desta índole, não faz, igualmente, sentido, convidar o senhor Primeiro-Ministro e por consequência, outros membros do atual Governo.”

Rui Garrido frisa que “nós temos muitas críticas a este Governo, os problemas têm-se vindo a avolumar de há alguns meses a esta parte. Por exemplo, o desmantelamento do Ministério da Agricultura”, entre outros aspetos que realça na entrevista alargada disponibilizada pela ACOS.

Rui Garrido sublinha, também, nesta entrevista que “com a seca brutal que tivemos no ano passado, associada a aumentos extraordinários dos fatores de produção, foram muitas as vezes que pedimos uma ajuda direta, sempre sem êxito. Os nossos vizinhos espanhóis tiveram este tipo de ajudas diretas à seca, nós não. Quando falávamos à ministra da agricultura sobre as ajudas à seca, ela respondia-nos sempre com milhões, que nunca chegámos a ver, e dos quais estamos fartos de ouvir falar. No que diz respeito às ajudas compensatórias do aumento dos fatores de produção, devido à guerra, já os espanhóis vão no segundo ou terceiro pacote e nós, só há pouco tempo recebemos um pacote, e muito diminuto.”

Rui Garrido afirma mesmo que “a senhora ministra não fala com as nossas associações, não nos consulta, não nos ouve” e defende  “nós precisamos de ministros, secretários de estado, dirigentes que falem connosco, que oiçam as nossas opiniões, como forma de conhecerem a nossa realidade.

Recordamos que a Ovibeja começa no dia 27 deste mês, no Parque de Feiras e exposições de Beja, e prolonga-se até ao dia 1 de maio.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.