Voltar

Atualidade

Évora debate mobilidade e transporte ferroviário nos dias 26 e 27

Atualidade

Évora debate mobilidade e transporte ferroviário nos dias 26 e 27

O auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) recebe, nas próximas quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, a quarta edição do Energy and Climate Summit à Mobilidade e ao Transporte Ferroviário.

A pouco mais de um mês do encerramento da consulta pública sobre o Plano Ferroviário Nacional (Consulta Pública do Plano Ferroviário Nacional, o Projeto Guardiões, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), dedica dois dias às questões da mobilidade e transporte ferroviário.

Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, explica os objetivos desta realização, assim como o impacto que se pretende com esta reflexão de onde sairá um documento com recomendações.

Neste evento, que conta com a parceria institucional da empresa Comboios de Portugal (CP), participam o secretário de Estado das Infraestruturas, os presidentes da CP e da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, assim como o vice-presidente das Infraestruturas de Portugal.

Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima frisa que “Importa redesenhar as cidades para as pessoas e isso implica a implementação de um conjunto de transformações, que passam por uma forte aposta na intermodalidade e mobilidade elétrica, mas também pela disponibilização de mais transportes públicos e mais acessíveis”.

O responsável sublinha ainda a importância do debate sobre a ferrovia “pelo forte impacto que esta tem na redução do efeito estufa, bem como na coesão e no desenvolvimento económico do território”.  

Durante a conferência, especialistas e responsáveis do setor da mobilidade, governantes e autarcas vão debater a estratégia da mobilidade e do transporte ferroviário no âmbito da transição digital, ambiental e energética; a mobilidade e o desenho das cidades; a ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico; a intermodalidade: como ir do ponto A ao ponto B e a necessidade de mais transportes públicos.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.