Voltar

Cultura Exposições

Exposição "150 milhões de quilómetros até ao sol", de Paulo e Susa Monteiro - Vidigueira

Cultura Exposições

Exposição "150 milhões de quilómetros até ao sol", de Paulo e Susa Monteiro - Vidigueira

Foto: Freguesia de Vidigueira

O Museu Municipal de Vidigueira está a receber a Exposição de Banda Desenhada, e Ilustração, intitulada "150 milhões de quilómetros até ao sol", dos autores Paulo e Susa Monteiro, até final de agosto.

«Paulo Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1967. Licenciou-se em Letras, na Universidade de Lisboa, em 1991. Durante esse período também estudou Cenografia para Teatro. Escreveu sobre banda desenhada durante muitos anos. Em 1993 veio viver para Beja, a sua cidade adotiva.

Desde 2005 que faz a direção da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, por onde têm passado autores de todo o mundo.

Editou 4 fanzines de poesia: Poemas (1988), Poemas a andar de carro (2003), Poemas Japoneses (2005) e 25 voltas ao Equador para te encontrar (2014); e 3 livros de banda desenhada: O Amor Infinito que te tenho (2010), Mariana (2019), e Um Homem Sem Medo (2021).

Tem realizado várias exposições com o seu trabalho e várias conferências acerca da História da banda desenhada portuguesa e dos seus autores. Em Angola, no Brasil e um pouco por toda a Europa. Também viaja regularmente pelo Sul de Portugal visitando escolas em pequenas vilas e cidades para falar de banda desenhada ou do seu trabalho como autor.

Susa Monteiro vive em Beja, cidade onde nasceu.

Estudou Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema e Cinema de Animação no CITEN.

É responsável pela linha gráfica e coorganizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja e da Bedeteca de Beja desde a sua inauguração em 2005.

Ilustrou livros e capas para inúmeras editoras portuguesas, mas também brasileiras, espanholas e francesas. Ilustrou cartazes e panfletos para várias instituições e projetos (Casa da Música, Palavras Andarilhas, Almarte – Festival de Artes na Rua, La Guarimba International Film Festival, Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, Dia Mundial do Livro, Museu do Aljube e da Resistência, etc.).

Desde 2004 que ilustra regularmente para a imprensa, tendo ilustrações publicadas no Jornal Expresso, Jornal Público, Revista Visão, etc.

Criou a moeda comemorativa “Unicórnio” inserida na coleção sobre criaturas mitológicas, para a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Tem exposto frequentemente o seu trabalho em festivais de Banda Desenhada e galerias, individual e coletivamente, por todo o país e estrangeiro», divulga a organização sobre os autores.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.