Voltar

Sociedade Viana do Alentejo

Feira D´Aires celebra 270 anos com programa diversificado até 25 de setembro

Sociedade Viana do Alentejo

Feira D´Aires celebra 270 anos com programa diversificado até 25 de setembro

Cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade marcam presença em mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame de referência que decorre de 22 a 25 de setembro, junto ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo.

Segundo o Município, este certame de “referência na região”, que celebra 270 anos, vai decorrer até à próxima segunda-feira, 25, e a “animação está garantida” durante os quatro dias, incluindo espetáculos musicais, feira franca, gastronomia, cante alentejano, exposições, manifestações religiosas e folclore.

Domingues (sexta-feira, 22), Pedro Mafama (sábado, 23) e grupo R.A.Y.A. (segunda-feira, 25) são os cabeças-de-cartaz dos espetáculos musicais, com entrada livre.

A centenária feira decorre num espaço junto ao santuário de Nossa Senhora D'Aires, monumento nacional, localizado na periferia da vila alentejana.

Em simultâneo, decorre a romaria ao santuário barroco, considerada uma das mais importantes do Alentejo, que atrai milhares de pessoas ao local.

Promovida pelo Município, com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais, a feira pretende ser uma mostra do tecido empresarial da região.

Além do pavilhão de atividades económicas, o certame conta ainda com mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia, com produtos da região, e outro aos espetáculos.

O pavilhão da gastronomia conta com animação musical, dança, cante alentejano com a participação de sete grupos do concelho, e o VIII Festival de Acordeão.

O certame inclui ainda, no pavilhão de espetáculos, o XII Festival de Folclore Feira D’Aires e o “Next Moments” com Dj’s.

A iniciativa Caminhada D´Aires e uma corrida de touros fazem também parte do programa da feira.

O ponto alto das cerimónias religiosas é a procissão em torno do Santuário de Nossa Senhora D’Aires, no domingo, 24, a partir das 17h00.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora D'Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.

Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora D'Aires se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.

Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira D’Aires, passando, desde então, a realizar-se os dois eventos em simultâneo.

Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário, considerado o maior templo da região sul e datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.

No santuário de arquitetura barroca e neoclássica há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.