Francisco Branco de Brito foi o nome escolhido para encabeçar a lista única a sufrágio no XX Congresso da Anafre. A escolha saiu de um acordo para uma lista consensual entre PSD, PS e PCP, os partidos com maior representação autárquica após as eleições realizadas em outubro de 2025. Sendo o PSD o partido que mais freguesias conquistou nessas eleições, reclamou a presidência da estrutura representativa das freguesias.
Antes do congresso, foi assinada entre os partidos, uma Carta de Compromisso Político, contendo uma lista conjunta para o Conselho Diretivo da Anafre, com nove elementos sociais-democratas, entre os quais o presidente, o substituto legal e três vice-presidentes, além de nove elementos do PS, dois dos quais vice-presidentes, bem como dois elementos da CDU, um deles vice-presidente e, por último, um elemento indicado por movimentos independentes.
De acordo com esta carta, o PSD terá no Conselho Diretivo pelouros como a reforma administrativa, inovação e capacitação autárquica, coordenação jurídica, coesão territorial, proteção civil, ambiente e sustentabilidade. Os socialistas ficarão a cargo da administração, finanças, património e as delegações do Norte, Centro e Açores. Sob a tutela da CDU, ficam as delegações do Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Sul e Madeira, bem como a representação da Anafre no Comité das Regiões.
A lista foi apresentada à votação dos cerca de 1.300 delegados no Congresso eletivo que a Anafre realizou este fim de semana em Portimão.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com