Voltar

Atualidade

Frente Comum marca greve para 17 e CGTP manifestação para 18 de março

Atualidade

Frente Comum marca greve para 17 e CGTP manifestação para 18 de março

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou uma greve nacional para esta sexta-feira, 17 de março, para exigir aumentos imediatos dos salários e a valorização das carreiras e dos serviços públicos, perante o quadro de empobrecimento dos trabalhadores. À Frente Comum já se juntaram enfermeiros e professores.

Osvaldo Rodrigues, dirigente regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), em declarações à Voz da Planície, refere os motivos da adesão desta estrutura à greve.

O STAL sublinha “a justeza da Proposta Reivindicativa Comum para 2023” apresentada pela Frente Comum, e exige a sua negociação “efetiva”, criando melhores condições de vida e laborais dos trabalhadores, até porque “estas políticas não servem quem trabalha”, remata Osvaldo Rodrigues.

Já Manuel Nobre, do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), em entrevista à Voz da Planície, refere que além da adesão a greve desta sexta-feira, os professores já têm preparadas outras formas de luta.

Ainda durante este mês os professores “vão avançar com greves à componente não letiva, greve ao sobre-trabalho, greve aquelas tarefas que não são tão visíveis e que os professores estão sujeitos, com muita burocracia e que muitas delas vão para além do seus normal horário de trabalho, greves a tempos que não se refletem nas aulas”. Paralelamente decorrerá ainda uma greve ao último tempo letivo do horário de cada professor e uma greve por distritos, a iniciar em abril.

A finalizar os protestos dos professores, a 6 de junho, data que simboliza os seis anos, seis meses e 23 dias, tempo que os professores reivindicam como roubado pelo governo nas progressões das carreiras, já está agendada uma greve com manifestação nacional.

No distrito de Beja, para esta sexta-feira, esperam-se piquetes de greve em vários serviços, nomeadamente autarquias, escolas e empresas municipais.


Para sábado, 18, a CGTP marcou uma manifestação nacional dos trabalhadores portugueses, em Lisboa, para reivindicar o aumento imediato dos salários e das pensões e em protesto contra a subida do custo de vida, e conta com a participação do sector público e privado.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.