Voltar

Cultura Entrevista

GeraSons: O Gajo e As Papoilas do Enxoé gravam disco

Cultura Entrevista

GeraSons: O Gajo e As Papoilas do Enxoé gravam disco

Numa das muitas viagens que fez acompanhado das suas guitarras elétricas, houve uma que o trouxe até Beja. No meio dessa aventura, João Morais conheceu um dos virtuosos da viola campaniça, Paulo Colaço, que por sua vez o apresentou a este instrumento único em todos os aspetos e pelo qual o João se apaixonou ao ponto de decidir comprar aquela viola com um som hipnótico. Desde então, o músico de Lisboa e a sua campaniça alentejana, tornaram-se inseparáveis.

Adotou o nome artístico de O Gajo em 2016 e com a sua viola campaniça gravou 'Longe do Chão' (LP 2017), 'As 4 Estações' (EP 2019) e 'Subterrâneos' (LP 2021), muito inspirado pelas músicas do mundo, mas sempre com o foco na música tradicional e no fado, sem soar na verdade a tradicional ou a fado.


O Gajo falou connosco desde Serpa, do Musibéria, onde tem estado com os seus companheiros de discos e palcos, Carlos Barreto (contrabaixo) e José Salgueiro (percussão), e com o Grupo Coral Feminino 'As Papoilas do Enxoé', de Vale de Vargo, num encontro que não estava nos planos do músico, mas que aceitou com um orgulho enorme, do qual vai sair um disco e um concerto. Este desafio lançado pela Câmara Municipal de Serpa, no âmbito do Encontro de Culturas, mantém o espírito do projeto que visa unir músicos com diferentes influências, motivando novas linguagens musicais e, neste caso também, novas formas de ver, ouvir e interpretar o cante.


Quanto à data de edição do disco, João Morais prefere não adiantar muito, até porque, tal como refere durante a conversa que teve com o GeraSons, todo o processo é para ser levado com calma e não obedece aos padrões das edições comerciais. Quanto ao concerto, confirmou que vai acontecer no dia 15 de junho, em Vale de Vargo, inserido no programa do Encontro de Culturas, que acontece de 10 a 19 de junho, e pelos vários palcos deste emblemático festival vão passar também Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Buika, Cristina Branco, Couple Coffee, Fogo Fogo, Joana Espadinha, Maria João, Stereossauro, Batida, João Frade e Roberto Mendes, entre muitos outros convidados.

Ouça toda a conversa com o João Morais neste novo episódio do GeraSons.

Fotos: Musibéria




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.