Voltar

Atualidade

GNR participou na Operação da INTERPOL de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Atualidade

GNR participou na Operação da INTERPOL de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Foto: GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) participou, entre 9 e 21 de novembro de 2025, na Operação Liberterra III, organizada pela INTERPOL e com coordenação nacional do Gabinete Nacional Interpol. Realizada à escala global, em 119 países, esta operação teve como objetivo a deteção e repressão de crimes como o tráfico de seres humanos e o auxílio à imigração ilegal, bem como de fenómenos associados a estas práticas criminosas. De acordo com o comunicado enviado ontem à comunicação social, num total de 11 257 pessoas fiscalizadas em território nacional, foram detetados 34 migrantes em situação irregular e foram detidos 11 por entrada e permanência ilegal em Portugal.

No âmbito das suas competências de vigilância e controlo de fronteiras, a GNR empenhou 357 militares em ações de fiscalização e controlo de pessoas na fronteira marítima e terrestre, direcionadas para vias rodoviárias e ferroviárias, em estreita colaboração com as autoridades nacionais e internacionais.

Durante a operação, a GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), apoiada pelos Comandos Territoriais, fiscalizou e controlou um total de 11 257 pessoas, tendo detetado 34 migrantes em situação irregular, o que resultou em 11 detenções por entrada e permanência ilegal em território nacional.

A nível global, a Operação Liberterra III permitiu resgatar 4 414 potenciais vítimas de tráfico de seres humanos e identificar 12 992 migrantes irregulares, mobilizando forças de segurança em ações desenvolvidas em pontos estratégicos de controlo de fronteiras. Estas ações resultaram em 3 744 detenções, incluindo mais de 1 800 por suspeitas de tráfico de seres humanos e de auxílio à imigração ilegal, de acordo com os relatórios preliminares dos 119 países participantes.

A participação da GNR nesta operação reafirma o seu papel essencial na vigilância e controlo das fronteiras marítima e terrestre, bem como no combate ao tráfico de seres humanos, um fenómeno complexo e de elevado impacto que constitui uma ameaça global à segurança e ao respeito pelos direitos humanos, exigindo uma resposta integrada e assente numa forte cooperação internacional.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.