Voltar

País

Governo gasta mais de 23 milhões de euros em computadores para eleições europeias de 2024

País

Governo gasta mais de 23 milhões de euros em computadores para eleições europeias de 2024

O governo autorizou a compra de 29 mil computadores para as eleições ao Parlamento Europeu em 2024. A despesa será até ao montante máximo de 23 milhões e 200 mil de euros mais IVA. As 13.500 assembleias de voto serão dotadas dos equipamentos necessários para a «desmaterialização dos cadernos eleitorais».

O Conselho de Ministros autorizou no dia 24 a compra de 29 mil equipamentos informáticos para as assembleias de voto, até ao montante máximo de 23.200.000 euros (acrescidos de IVA), no âmbito da desmaterialização dos cadernos eleitorais já nas eleições europeias de 2024.

Esta autorização permitirá ao Ministério da Administração Interna – a quem compete a organização dos processos eleitorais de âmbito regional, nacional e da União Europeia –, dotar as 13.500 assembleias de voto constituídas com os equipamentos informáticos necessários para que a eleição de 9 de junho do próximo ano para o Parlamento Europeu ocorra já sem cadernos eleitorais físicos.

O objetivo é que nesse ato eleitoral seja possível a utilização de cadernos eleitorais desmaterializados em todas as assembleias de voto, ou seja, uma versão digital em computador. O que permitirá agilizar o direito de voto, exercer o exercício do direito de voto em mobilidade, no dia da eleição, em qualquer mesa de voto constituída.

Há ainda um conjunto de medidas já em curso para implementação destes cadernos, como sejam a preparação de cursos de formação on-line e gratuitos para os cerca de 67.500 membros das mesas que normalmente apoiam as eleições a nível nacional.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.