Voltar

Política

“Governo investe milhões nos sítios do costume e deixa o Alentejo com tostões” diz João Dias

Política

“Governo investe milhões nos sítios do costume e deixa o Alentejo com tostões” diz João Dias


Na audição do ministro das Infraestruturas, realizada ontem, João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, diz que ficou claro que “os dinheiros da bazuca financeira vão para os sítios do costume, deixando o Alentejo com tostões”. Para “o IP8 está prevista a repavimentação e terminar as rotundas de Beringel e Figueira de Cavaleiros até 2030”. “Para a ferrovia, a eletrificação Beja/Casa Branca só lá para 2028”. Os projetos de resolução apresentados pelo PCP para o Museu Rainha Dona Leonor e para a abertura da extensão de saúde da Mina de São Domingos foram, entretanto, aprovados.

O deputado do PCP esclarece que “os milhões da bazuca ficam distribuídos, essencialmente, no Centro e Norte e ao Alentejo tocam tostões”.

“No Alentejo, e isto ficou claro na audição de ontem”, assegura João Dias, ao “IP8 apenas se vai lavar a cara do tapete da Estrada Nacional e concluir, lá para 2030, as variantes de Beringel e Figueira de Cavaleiros”.

“No caso da Ferrovia ficamos com o Ramal de Beja pois nas perspetivas, embora o ministro tenha revelado que defende a ligação Beja/Casa Branca e Beja/Funcheira”, isto não vai acontecer”, frisa o parlamentar. E a “eletrificação Beja/Casa Branca só lá para 2028”, revelou. Para o deputado “é preciso afirmação, dizer basta e acabar com esta mansidão”, perguntado “qual tem sido o resultado de quatro anos de Governo e autarquia de Beja PS?”.

Os projetos de resolução apresentados pelo PCP para o Museu Rainha Dona Leonor e para a abertura da extensão de saúde da Mina de São Domingos foram, entretanto, aprovados.

A resolução apresentada sobre o Museu Rainha Dona Leonor contempla, a criação de condições para a definição e cumprimento de um programa museológico, a definição de um plano de investimentos plurianual para o Museu, a concretização de obras de conservação e valorização do edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, sede do Museu Regional, a mobilização dos recursos financeiros necessários aos investimentos no Museu, com recurso a verbas disponíveis no Orçamento do Estado e no Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto-lei sugere igualmente que os trabalhadores sejam dotados de meios técnicos e profissionais, que o Museu seja promovido como espaço de investigação, fornecendo-lhe condições para tal, e ainda que fomente a dinamização dos Serviços Educativos do Museu, no que diz respeito à educação patrimonial.

Recorde-se o projeto de resolução do PCP sobre a extensão de saúde da Mina de São Domingos recomenda que se “reabra, de imediato, a extensão de saúde do Centro de Saúde de Mértola na Mina de São Domingos, procedendo à necessária dotação de recursos humanos”, que se “incremente a resposta em saúde na extensão de saúde da Mina de São Domingos do Centro de Saúde de Mértola, particularmente no período balnear com alargamento de horários incluindo abertura aos fins de semana” e que se “atribua médico e enfermeiro de família a toda a população do concelho de Mértola e reforce o número de trabalhadores no centro de Saúde de Mértola.” 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.