Voltar

Política

Governo quer cobertura de tecnologia 5G “disponível em todo o País” até final do ano

Política

Governo quer cobertura de tecnologia 5G “disponível em todo o País” até final do ano

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, disse em Odemira, na FACECO 2023, “estar convencido” de que até ao final deste ano, a tecnologia 5G “esteja disponível em todo o País”.

Questionado sobre se Autoridade Nacional de Comunicações (ANACON) está a fazer bem o seu trabalho de fiscalização, da implementação da rede, Carlos Miguel sublinhou que “o levantamento efetuado foi comunicado ao Governo” e acrescentou que é “pretensão do Governo ter uma rede igualitária em todo o País”.

Explicou, igualmente, o secretário de Estado da Administração Local, que “ainda não houve investimento das empresas para que haja uma rede igualitária em todo o País” e que “aquilo que se exige dos operadores é que não trabalhem só onde podem ter mais retorno económico”.

Quanto à cobertura de fibra ótica nas chamadas “zonas brancas”, onde não está presente nenhum operador, o Governo diz que “está a trabalhar nessa questão” e acredita que “até ao final do ano seja resolvida”.

A ideia do Governo é permitir o acesso à Internet de banda larga, e de alta velocidade, à populações em zonas de baixa densidade que não estão servidas pelas operadoras. Neste sentido, o Estado “vai recorrer a financiamento do FEDER no valor de 160 milhões de euros para alavancar essa participação dos privados”.

Para a região do Alentejo deverá ser investida uma verba superior a 52 milhões de euros.

Nota: cortesia da Rádio Castrense


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.