Voltar

Saúde

Hospital de Beja: serviço de Medicina Interna e CA da ULSBA reúnem-se hoje

Saúde

Hospital de Beja: serviço de Medicina Interna e CA da ULSBA reúnem-se hoje


Os médicos da ULSBA que assinaram o pedido de demissão do cargo de chefe de equipa do Serviço de Urgência do Hospital de Beja reúnem-se hoje, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Falta de “condições para tratar doentes com qualidade e segurança” foi um dos motivos que levou 12 chefes de equipa, e mais seis em solidariedade, a pedir demissão.

A ULSBA diz que se reuniu, ontem, com a Direção do serviço de Medicina e com os coordenadores do Serviço de Urgência e avançou que marcou para hoje de manhã, para as 09h30m, uma reunião do Conselho de Administração com os médicos que assinaram o pedido de demissão ou seus representantes. Promete, também, revelar o resultado deste encontro.

Recordamos que foram 12, os chefes de equipa, especialistas de Medicina Interna, que pediram a sua demissão “até que seja feita uma reavaliação da situação” do Serviço de Urgência. Identificam como problema mais urgente “a carência de recursos humanos médicos e reapreciação das competências dos chefes de equipa”. Ou seja estão nesta "missiva" todos os médicos de Medicina Interna, incluindo todos os chefes de equipa que tomaram esta posição, sendo que os outros seis subscreveram em solidariedade com os colegas. Na prática demitiu-se todo o serviço de Medicina Interna da ULSBA, uma "especialidade central" em qualquer Hospital e em particular em qualquer serviço de urgência hospitalar.

Explicam no documento enviado ao CA da ULSBA que este pedido de demissão, em que apenas ficou de fora um dos chefes de equipa à beira da reforma, se deve ao “arrastar desta situação” e ao “declínio das condições de trabalho e de organização” do Serviço de Urgência, reiterando que esta “situação foi por diversas vezes participada à Administração da Unidade”.

Os 12 subscritores do pedido coletivo de demissão pediram “escusa de responsabilidade civil”, tal como os seis que assinaram em solidariedade.

As questões da falta de contratação de médicos para suprimir as faltas, são outras denúncias que constam, também, deste documento.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.