Voltar

Atualidade

ICNF realiza ações de fogo controlado em vários pontos do país

Atualidade

ICNF realiza ações de fogo controlado em vários pontos do país

O ICNF, no início do presente ano, realizou diversas ações de fogo controlado, aproveitando assim as condições meteorológicas para a gestão de combustível através do uso do fogo. 

Enquadradas num planeamento de ações de prevenção, estas intervenções têm como objetivos principais reduzir a carga de combustível existente e criar descontinuidades na vegetação, de forma a aumentar a resiliência do território à propagação de incêndios rurais.

Em simultâneo, é dada resposta às necessidades dos agentes locais, em particular, baldios, pastores e caçadores, resultando assim em ações de prevenção de incêndios rurais de forma integrada, de acordo com informação do ICNF.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, refere ainda, que o fogo controlado também tem vindo a ser utilizado para a gestão de habitats e melhoria de áreas para o pastoreio, visando a renovação dos pastos.

Foram realizadas ações de fogo controlado de norte a sul do país, no Alentejo, estas tiveram lugar no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre, em área de pinhal com o objetivo de reduzir a carga de combustível.


Foto: ICNF

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.