Voltar

Política

Ilusionismo político, na linha Casa Branca/Beja. afirma PCP

Política

Ilusionismo político, na linha Casa Branca/Beja. afirma PCP

Foto: CP

O Partido Comunista Português acusa PS e PSD de responsabilidades partilhadas nos atrasos e no subfinanciamento da ferrovia no Alentejo.

 Em comunicado, o Executivo da Direcção Regional do Alentejo do PCP denuncia aquilo que classifica como manobras de “passa culpas” e de “ilusionismo político” em torno da intervenção na linha ferroviária entre Casa Branca e Beja.

Segundo o PCP, a modernização e electrificação desta linha, bem como a ligação ao Aeroporto de Beja e a intervenção no troço entre Beja e Funcheira, são reivindicações antigas das populações da região, sucessivamente adiadas por governos do PS e do PSD. O partido sublinha que anúncios repetidos ao longo das últimas décadas não se traduziram na concretização das obras necessárias.

No comunicado, o PCP recorda que a inclusão de 80 milhões de euros no Programa Alentejo 2030 para a intervenção entre Casa Branca e Beja foi anunciada como prova do empenho governamental, mas que essa verba veio a ser reduzida em 60 milhões de euros no processo de reprogramação do programa. Uma decisão que, segundo os comunistas, contou com a aprovação do Comité de Acompanhamento, onde estão representadas várias entidades, incluindo o Governo e a Infra-estruturas de Portugal, sem que na altura se tivessem ouvido críticas públicas do PS ou do PSD.

O PCP afirma que alertou atempadamente para as consequências desta reprogramação, considerando-a imposta “de cima para baixo” e desligada das reais necessidades de desenvolvimento da região. O partido entende que a redução do financiamento compromete a conectividade ferroviária do Alentejo e poderá dificultar a obtenção de verbas futuras para esta infra-estrutura.

No mesmo comunicado, o PCP recorda ainda que apresentou propostas no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 para o lançamento de concursos e projectos relacionados com a modernização e electrificação da ferrovia no Alentejo, propostas que foram rejeitadas com os votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do PS.

Para o PCP, as recentes declarações de responsáveis do PSD em Beja visam apenas desresponsabilizar o actual Governo e criar expectativas com novos anúncios. O partido garante que continuará a intervir e a lutar para que o investimento na ferrovia do Alentejo seja efectivamente concretizado.

Comente esta notícia

Leia também...


18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Bandidos do Cante e António Zambujo anunciam a "Primavera"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.