Voltar

Atualidade

IP alerta para riscos na Linha Casa Branca–Beja

Atualidade

IP alerta para riscos na Linha Casa Branca–Beja

Foto: CP

A Infraestruturas de Portugal (IP) manifestou preocupação com a decisão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo de reduzir a dotação financeira prevista para o projecto de modernização, requalificação e electrificação da Linha Ferroviária Casa Branca–Beja.

A posição foi transmitida numa reunião realizada a 2 de Dezembro, onde a empresa assinalou os riscos que decorrem da alteração das fontes de financiamento, situação que poderá obrigar a novos ajustamentos no processo formal de investimento.

O projecto, avaliado em cerca de 400 milhões de euros, encontra-se numa fase avançada de preparação, conformada com as condições definidas pela Autoridade de Gestão. A candidatura já apresentada prevê um nível de maturidade compatível com o aviso lançado, permitindo assegurar a execução e a absorção dos fundos disponíveis, apesar de a dimensão global do investimento não permitir a sua conclusão dentro do prazo do concurso.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a decisão agora tomada resulta de uma opção exclusiva da autoridade de gestão do Alentejo, podendo ter impacto na concretização de um investimento considerado determinante para o desenvolvimento regional. A empresa alerta que uma redução do financiamento para valores próximos dos 20 milhões de euros, bem como a alteração da fonte de financiamento inicialmente prevista, introduz um grau adicional de incerteza e altera de forma significativa o enquadramento que tinha permitido reunir as autorizações necessárias ao avanço do projecto.A IP reafirma a importância estratégica da modernização da Linha Casa Branca–Beja para a região e para o país, garantindo que continuará a trabalhar para assegurar o progresso e a execução do investimento, sublinhando a necessidade de decisões coerentes e alinhadas entre todas as entidades envolvidas.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.