Voltar

Atualidade

IP8: projeto de execução troço Ferreira-Beja pronto no final de julho. Concurso lançado em setembro

Atualidade

IP8: projeto de execução troço Ferreira-Beja pronto no final de julho. Concurso lançado em setembro

O secretário de Estado das Infraestruturas informou a Câmara de Beja que “no que se refere ao IP8 e em concreto ao troço Ferreira-Beja vai ter o projeto de execução pronto em julho, que o concurso será lançado em setembro e que a previsão de início da obra é fevereiro de 2024, com conclusão antes do final de 2025”.

A Voz da Planície já tinha avançado, no passado dia 14, que o Governo tinha assumido resposta urgente aos municípios do distrito sobre o troço do IP8 em causa, no âmbito do balanço da reunião realizada, em Beja, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o secretário de Estado e o ministro das Infraestruturas. A mesma nota foi revelada na reunião de Câmara, do passado dia 15, pelo vice-presidente Rui Marreiros, que participou nesta reunião.

A informação chegou no passado dia 27, a Rui Marreiros, vice-presidente da Câmara de Beja, que revela à nossa rádio as informações sobre esta matéria que recebeu da tutela, identificando os compromissos assumidos.

A Voz da Planície questionou a Infraestruturas de Portugal (IP) sobre a reabertura, no passado mês de maio, para o corredor do IP8 entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo. E a entidade respondeu que “tendo sido, no decurso do procedimento anterior, identificada a necessidade de introduzir adaptações às peças que o constituíam, a IP lançou um novo procedimento, nos termos previstos no Código dos Contratos Públicos (CCP)”.

O primeiro concurso foi publicado a 7 de março deste ano e que o novo procedimento concursal saiu no dia 22 de maio, com o mesmo preço base, ou seja, 38 milhões de euros, num investimento efetuado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O novo concurso público é relativo, na mesma, à empreitada para a requalificação do corredor do IP8 entre Santa Margarida do Sado, em Ferreira do Alentejo, e a sede de concelho. Os interessados em concorrer devem apresentar as suas propostas no espaço de 39 dias.

Os trabalhos visam a reabilitação integral e reforço das condições de circulação e segurança naquele corredor do IP8. “A obra prevê a beneficiação estrutural da via, ao longo de um troço com uma extensão de cerca de 22 quilómetros e 100 metros, entre o final da A26, em Santa Margarida do Sado, e Ferreira do Alentejo, após a rotunda com a ER2 [Estrada Regional 2]”. Vai ser construída, ainda, uma nova variante a Figueira dos Cavaleiros, com dois quilómetros e 900 metros de extensão, “criando uma alternativa mais eficiente e direta à circulação rodoviária”.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.