Voltar

Atualidade

Delegações de Itália e Croácia presentes Feira do Porco Alentejano

Atualidade

Delegações de Itália e Croácia presentes Feira do Porco Alentejano

A Feira do Porco Alentejano que vai decorrer, entre 27 e 29 de Março, em Ourique vai contar com a presença de delegações de Itália e Croácia.

A Câmara Municipal de Ourique afirma que “o evento tem contado com a presença de representações de outros países em que o presunto assume importância nas economias locais e na afirmação do Mundo Rural”. Ainda segundo o município a presença, em 2020, de Itália e da Croácia, “é mais um momento de afirmação da rede europeia em defesa da realidade rural, das suas tradições e produtos regionais”.

A autarquia recorda ainda que o presunto de Parma é um dos presuntos mais famosos da Itália, um produto com denominação de origem protegida (DOP), feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, com uma alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro e restos de coalho do queijo parmesão. Quanto ao presunto da Cróacia, é produzido na região da Ístria e na região da Dálmata, ao contrário da Croácia costeira do sul, onde os dálmatas defumam o presunto, os ístrios curam a carne com o forte vento setentrional dos Bura. O presunto da Ístria é envelhecido de 12 meses a 18 meses, dependendo das condições climáticas.

A Feira do Porco Alentejano, organizada pelo município de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano, pretende ser um momento marcante na valorização da fileira do porco alentejano e da projecção do Mundo Rural.


 


Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Concertos

Raquel Tavares no Pax Julia dia 26 de setembro

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.