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Política

João Galamba reuniu-se com autarcas do distrito. Ministro deixou informações sobre acessibilidades

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João Galamba reuniu-se com autarcas do distrito. Ministro deixou informações sobre acessibilidades


O ministro das Infraestruturas reuniu-se em Beja, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), e deixou informações, aos autarcas que o receberam, sobre as acessibilidades rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias do distrito, assegura comunicado da CIMBAL enviado à nossa redação.

Neste encontro foi realizado “o ponto de situação do concurso público internacional para reabilitação do traçado do IP8 entre a rotunda da Malhada Velha e Ferreira do Alentejo”, reaberto no passado mês de maio, e dado conhecimento que “a 2.ª fase, entre Ferreira do Alentejo e Beja, terá o lançamento do respetivo procedimento durante este mês de junho”. Esclarece o documento da CIMBAL que “esta reabilitação permitirá que a via fique com formato de IP, com bermas asfaltadas e faixas de «lentos» em alguns pontos do traçado. No que respeita ao restante traçado do IP8” é explicado que “está a ser estudada a possibilidade de acesso a financiamento no âmbito deste período de programação de fundos comunitários, nomeadamente como ligação transfronteiriça. Foi manifestada, pelos autarcas presentes, a discordância da opção da ligação ao litoral, Relvas Verdes - Grândola Norte, ao invés do preconizado no Plano Rodoviário Nacional e cujo traçado já estava em construção, nomeadamente com expropriações, terraplanagens e algumas obras de arte já efetuadas, cujo traçado liga Relvas Verdes a Grândola Sul, coincidindo a ligação à A2, com o nó da A26/lP8 e o acesso facilitado ao Baixo Alentejo”, pode ler-se no documento da CIMBAL.

João Galamba informou, igualmente, que “está a ser trabalhada uma solução de financiamento com acesso aos municípios para obras de manutenção nas vias anteriormente responsabilidade das lnfraestruturas de Portugal, entretanto classificadas como estradas municipais, assim como as respetivas obras de arte”.

Em matéria de ferrovia, o ministro das Infraestruturas garantiu que “está assegurada a intervenção de eletrificação e modernização da linha

entre Beja e Casa Branca, com financiamento garantido no Alentejo 2030, ficando garantidas velocidades de circulação até 200 km/h e ligação direta entre Beja e Lisboa”, não tendo, contudo, indicado, pois o comunicado da CIMBAL, não o refere, quando.

No que respeita à ligação ao aeroporto de Beja, “estão a ser efetuados os estudos de viabilidade e estudos técnicos. Irão ainda ser desenvolvidos os estudos técnicos para a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique-Gare”. 

Sobre o aeroporto de Beja é sublinhado que “tem sido objeto de reuniões com investidores internacionais, potenciando o desenvolvimento da vertente carga. Também as potenciais sinergias com o Porto de Sines,

assim como novas perspetivas de utilização deste porto de águas profundas, nos setores agro-industriais e pecuário, poderão proporcionar maior utilização deste equipamento”.

Finalmente, nas comunicações, os autarcas foram informados que está apenas a “aguardar autorização formal, por parte da Comissão Europeia, o concurso internacional para «supressão» de áreas brancas na rede de fibra ótica. Espera-se que este seja lançado no início do quarto

trimestre. No que concerne à rede móvel 5G, o sinal deverá chegar a muito mais pontos do território, de acordo com as obrigações decorrentes da concessão, a que os operadores se obrigaram”.

De referir que o ministro das Infraestruturas esteve em Beja, no passado dia 12, na semana em que saiu, na comunicação social, a resposta que enviou aos deputados do PCP, Bruno Dias e João Dias, sobre as acessibilidades no distrito.

No geral confirmou, nas instalações da CIMBAL, o que a nossa rádio avançou na passada segunda-feira, 12 de junho, deixando, contudo, a novidade do “lançamento do concurso para a 2.ª fase, entre Ferreira do Alentejo e Beja, no que se refere à rodovia, e respetivo procedimento durante este mês de junho”.



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