«Após 34 anos de serviço militar (duas nas Forças Armadas e 32 ao serviço da Guarda Nacional Republicana), onde atingiu o topo da sua categoria profissional, transitou para a situação de reserva com o Posto de Sargento-Mor.
O seu percurso profissional iniciou-se como patrulheiro, e com a sua progressão na carreira, desempenhou funções de Comandante de Posto, Chefe de Secretaria, Chefe de Secção do Estado-Maior, destacando-se ainda as suas funções na área da Investigação Criminal e na Justiça, tendo terminado a sua vida militar ativa no desempenho das funções de Adjunto do Comando, no Comando Territorial de Beja.
Ao longo do seu percurso profissional, o seu desempenho foi reconhecido com diversos louvores e condecorações, destacando-se a condecoração com a Medalha de D. Nuno Alvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana.
Entusiasta e apaixonado pela sua aldeia, José Morais esteve por diversos momentos envolvido nos movimentos associativos, dos quais se destaca o Clube de Futebol, o Grupo Musical “Os Restauradores” e as Comissões de Festas, assim como a sua participação em outras atividades, destacando-se a coautoria e a coordenação do livro “Memórias de Santo Aleixo da Restauração”.
Numa altura de virar a página nos destinos da aldeia, com a reposição das freguesias agregadas pela Lei nº 11-A/2013, de 28 de janeiro, da qual sempre foi um opositor, e agora repostas através da Lei n.º 25-A/2025, de 13 de março, é chegada a hora de dar o seu contributo para a melhoria das condições de vida das pessoas e da sua aldeia», pode ler-se no mesmo documento, enviado à nossa redação.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com