Voltar

Política

Legislativas 2022: balanço das ações de campanha no distrito

Política

Legislativas 2022: balanço das ações de campanha no distrito

“Contactos com a população”, visitas de líderes partidários e arruadas na capital de distrito marcaram a campanha eleitoral dedicada aos eleitores do Círculo Eleitoral de Beja, por parte das candidaturas que se apresentam a votos, nas legislativas 2022.

PS e CDU voltaram a apontar os dois deputados eleitos por estas forças políticas, em 2019, como cabeças de lista nas suas candidaturas em 2022.

A Candidatura do PS, com Pedro do Carmo na liderança, fechou a campanha com uma arruada pelas ruas de Beja. Durante o período eleitoral, e dedicado à campanha, fez reuniões com entidades/instituições do distrito, assim como diversos contactos com a população, passando a mensagem de que os socialistas devem “vencer as eleições” para que “ganhe a estabilidade e a continuidade”.

António Costa, secretário-geral do PS, esteve em Beja, no dia 19 e pouco falou sobre o distrito, na data em que 12 chefes de equipa do Serviço de Urgências da ULSBA pediram demissão. Deixou a nota de que se “deve apostar, no Interior, numa agricultura cada vez mais forte”.

A CDU (PCP + PEV) fez, também, uma arruada, que culminou na Praça da República de Beja, no final da tarde de dia 28, para fechar a campanha.

No período eleitoral, e de campanha, relevou os contactos de proximidade, fazendo, em simultâneo, encontros com diversas forças vivas do distrito, percorrendo os seus concelhos. O número um da Candidatura é João Dias e a CDU diz que “é força decisiva” nestas eleições.

João Oliveira, que substituiu Jerónimo de Sousa durante alguns dias de campanha, esteve nos concelhos de Beja e Serpa, no dia 24. “Um deputado da CDU vale mais do que dois do PS”, disse no comício, no NERBE. “Diversificar culturas, no Alqueva” e “garantir a soberania alimentar, aumentando a produção”, foram outras ideias que deixou.

Nestas eleições, também, PSD, BE, CDS-PP, PAN e Chega tiveram dirigentes nacionais no distrito e desenvolveram diversas ações de campanha.

O PSD fechou, igualmente, a campanha, no dia 28, com carro de som, nas ruas de Beja. Em 2022 volta a ter como cabeça de lista Henrique Silvestre Ferreira e a Candidatura tem defendido que quer “um rumo e um futuro” para o território, fazendo pelo distrito contactos com as populações.

Rui Rio, presidente do PSD, esteve em Beja, no dia 25 e disse que “António Costa está na iminência de perder as eleições”. Sobre o distrito prometeu que, caso ganhe, vai terminar “autoestrada, eletrificar a linha férrea e dar utilidade ao aeroporto”.

O BE tem à cabeça da sua Candidatura José Esteves e fez o encerramento da campanha, no final da tarde de dia 28, no Bairro da Esperança, em Beja. Privilegiou contactos, e encontros, com população e entidades do distrito durante a campanha. O BE quer "mais pluralidade na defesa do território" e "eleger o terceiro deputado".

Catarina Martins, coordenadora do BE, esteve em Ferreira, dia 9, e pediu que este partido seja “reforçado como terceira força política”. Neste território quer lutar contra “modelos de exploração laboral e de irresponsabilidade ambiental.”

O CDS-PP tem Francisco Palma como primeiro nome da Candidatura. Assegura que quer “ser o porta-voz” do território e os contactos com a população do distrito tem sido, igualmente, a fórmula usada na campanha.

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, esteve no distrito, no dia 19. Em Alqueva defendeu o “mundo rural”, criticou António Costa pelas demissões dos chefes de equipa do Serviço de Urgência da ULSBA e disse que era “o coveiro do SNS”.

A Candidatura do PAN tem como cabeça de lista Luís Vicente. Os contactos de proximidade têm sido, também, o modelo de campanha adotado, dizendo que este partido “está fortemente empenhado na defesa do aeroporto de Beja”.

Inês Sousa Real, a líder nacional do PAN, esteve em Beja, no dia 20. “Aeroporto de Beja como alternativa ao Montijo” e “ferrovia eletrificada” foram ideias sobre o distrito que sublinhou, tendo optado por vir de comboio até à capital de distrito.

O Chega tem a liderar a sua Candidatura Ana Moisão. Contactos com a população do distrito tem sido a estratégia escolhida, para a campanha, onde tem passado a mensagem de que este partido "quer eleger o terceiro deputado".

André Ventura, presidente do Chega, fez um jantar/comício em Beja, no dia 26. Afirmou que Rui Rio “não vai convencer os portugueses” e sobre o distrito frisou que “tem havido uma perda constante de jovens para a emigração” e que este “é um cenário que é preciso combater”.

Mais nove forças políticas têm o distrito na "mira" em 2022. Contactos com a população e divulgação de manifestos/compromissos eleitorais foram as estratégias utilizadas nestas eleições pelos partidos que a seguir se identificam.

Iniciativa Liberal tem como cabeça de lista Ana Paula Pereira e o Livre João Aiveca Caseiro. Íris La Féria apresenta-se como número um pelo VOLT Portugal, Mário Balsemão pelo RIR, Susana Abreu pelo PTP, Arlindo Oliveira pelo MPT, João Pascoal pelo MAS, Carlos Pais pelo PCTP/MRPP e Francisco Faria pelo Ergue-te. O candidato nacional do Volt Portugal passou, no dia 14, pelo concelho de Beja.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.