Só nos primeiros seis meses do ano foram assassinadas, em Portugal, 13 pessoas em contexto de violência doméstica. Onze eram mulheres. A GNR e a PSP receberam, no mesmo período, mais de 18 mil denúncias, identificando mais de 21 mil vítimas. Em média, foram registadas quatro queixas hora, 102 por dia. A violência doméstica continua a ser o crime mais denunciado e o que mais mata em Portugal.
Mas a violência contra as mulheres não se cinge ao espaço doméstico e às relações de intimidade. Acontece no espaço público, no mercado de trabalho, nas instituições, no mundo digital. As mulheres continuam a ser as principais vítimas de violação, abuso e agressão sexual, assédio moral e sexual, perseguição, intimidação, cyberbullying, exploração sexual, tráfico de seres humanos, casamentos infantis, precoces e forçados, mutilação genital feminina, violência obstétrica, limitações à liberdade sexual e reprodutiva. O distrito de Beja não foge a essa realidade.
A violência contra as mulheres não é um problema de mulheres. É um crime civilizacional, que atinge as mulheres, as meninas, as famílias, as escolas, os serviços de saúde, os governos, as empresas, as economias.
Cientes da importância de travar este fenómeno, são entidades parceiras da iniciativa a AMPLOS Baixo Alentejo, Arruaça, As Insuspeitas, Associação de Defesa do Património de Beja, Associação Sénior Castrense, Atividades Com_Vida, Cercibeja, Check-IN, Crossfit Beja, CulturMais, EuropeDirect Baixo Alentejo, Futurama, Levantados do Chão, Ressurrectos, Rota do Guadiana, Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira, Shave Escolhas, Só Me Falta Ser Mulher, Universidade Sénior de Beja e Zarcos.
Em entrevista à Rádio Voz da Planície, Lisa Ferro falou sobre o porquê de o número de vítimas ser cada vez mais alarmante, mas ainda assim não refletir uma realidade bem mais monstruosa, motivo pelo qual cada vez mais pessoas, associações, instituições e empresas, se unem nesta marcha que pede o fim de um dos maiores flagelos a nível global, o femicídio.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com