Voltar

Atualidade

Magazine da Semana: nova rubrica “Falares e Ditarenhos do Alentejo” com assinatura de Luís Miguel Ricardo

Atualidade

Magazine da Semana: nova rubrica “Falares e Ditarenhos do Alentejo” com assinatura de Luís Miguel Ricardo

O Magazine da Semana tem como convidado Luís Miguel Ricardo, o autor que assina a nova rubrica da Voz da Planície “Falares e Ditarenhos do Alentejo”. O novo espaço tem o nome do livro que tem como propósito reunir expressões, ditados e palavras que só se dizem no Alentejo. Saiba tudo no Magazine da Semana de hoje, a partir das 17.00 horas.

Faz 10 anos que Luís Miguel Ricardo, e uma vasta equipa, começaram a reunir informação, e a tratá-la de forma científica, para este livro “Falares e Ditarenhos do Alentejo”. A Voz da Planície lançou o desafio a Luís Miguel Ricardo e nos próximos meses vai poder ouvir, todas as semanas, na nossa estação, uma palavra/ditarenho/expressão do Alentejo, saber se conhece, ou não, o seu significado e ouvir o autor a explicar o que quer dizer. A rubrica arranca já na próxima segunda, dia 8, e nesta primeira temporada são reveladas 20 palavras que contam, igualmente, uma história, a história de um protagonista alentejano criados por Luís Miguel Ricardo.

Luís Miguel Ricardo é natural de Ferreira do Alentejo. Licenciado em Filosofia da Cultura, pós-graduado em Ciências Criminais e Mestre em Ciências da Educação. Luís Miguel Ricardo é presidente da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo e explica como tudo vai ser feito nesta nova rubrica da Voz da Planície.

Ouça hoje, a conversa com Luís Miguel Ricardo, na íntegra, em 104.5FM ou em www.vozdaplanicie.pt, a partir das 17.00 horas no Magazine da Semana desta sexta-feira.

A partir de segunda, dia 8, fique atento à emissão e às redes sociais da Voz da Planície para conhecer as palavras e saber como também pode dar o seu contributo neste desafio, que divulga e preserva a oralidade de todo o Alentejo.

Sobre a obra:

"Falares e Ditarenhos do Alentejo" é um projeto editorial que procura, de uma forma informal e bem-disposta, preservar e promover a tradição dos falares do Alentejo. A obra, de 240 páginas, contém um dicionário de falares (4050 entradas e 6000 significados); ditarenhos (361 ditos / ditados); artigos explicativos de ícones do Alentejo (19 artigos); e uma narrativa demonstrativa da utilização prática do vocabulário alentejano. Falares e Ditarenhos do Alentejo é o resultado de sete anos de pesquisa, recolha, seleção e catalogação de termos, expressões e histórias do património linguístico alentejano, e no qual participaram centenas de colaboradores espalhados por toda a região.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.