Voltar

Atualidade

Mais de metade dos consumidores já foi alvo de tentativa de burla on-line

Atualidade

Mais de metade dos consumidores já foi alvo de tentativa de burla on-line

Mais de metade dos consumidores já foi alvo de uma tentativa de burla on-line. Mais de 30 por cento já foi vítima de um cibercrime. Revelações de um estudo sobre segurança on-line efetuado no âmbito do Dia Mundial do Consumidor, que se assinala hoje.

O nível de literacia digital dos portugueses ainda é baixo, há desconhecimento sobre os vários tipos de ciberataques e o grau de proteção on-line também não é forte (poucas e fracas medidas de segurança), conclui o estudo.

Os ataques informáticos e os casos de burlas on-line são cada vez mais frequentes e a tendência é aumentarem. Só nos últimos quatro meses, Portugal recebeu mais de 100 mil ameaças. Os ciberataques são vários, cada vez mais sofisticados e representam uma ameaça, tanto para consumidores como para marcas.  

De acordo com os resultados do estudo, 55,2 por cento dos consumidores inquiridos afirma ter sido alvo de uma tentativa de burla on-line e 33,6 por cento admite já ter sido vítima de uma burla online (cibercrime).

Só 43,4 por cento dos inquiridos admite utilizar sempre redes seguras e somente 49,9% afirma apenas aceder a sites seguros.

Se saberão os consumidores reconhecer uma situação de risco, os resultados analisados apontam a existência de alguma iliteracia digital.

Sobre a existência de mecanismos de segurança on-line no local de trabalho, a salientar que, 26,9 por cento dos inquiridos responde que “não existem” e as medidas indicadas são escassas face aos perigos que os consumidores/utilizadores estão expostos. 

Em ambiente profissional - e sobre as medidas implementadas pela empresa para garantir uma maior segurança on-line -, a análise ao estudo constata que a utilização de um programa antivírus atualizado foi a principal resposta obtida: 82,3 por cento. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.