Voltar

Política

“Mais investimento público para o distrito” - balanço primeiro dia de Jornadas Parlamentares PCP

Política

“Mais investimento público para o distrito” - balanço primeiro dia de Jornadas Parlamentares PCP

As jornadas do PCP começaram ontem focadas nos direitos laborais, sociais e culturais, com iniciativas ligadas à ferrovia, saúde, produção agrícola e infraestruturas. Hoje é feito o balanço de dois dias de trabalho no distrito, às 14h30, no Beja Parque Hotel.

O PCP começou as Jornadas Parlamentares no distrito com uma viagem de comboio até Beja, durante a qual os deputados conversaram com os utentes e trabalhadores sobre “o plano nacional da ferrovia e os investimentos que são necessários realizar”. Na chegada a Beja, à estação de comboios, anunciaram que vão marcar um debate público sobre ferrovia.

Às 11h30, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, abriu as jornadas e sublinhou que no distrito é preciso construir “o IP8, que seja eletrificada a liga ferroviária para ligações a Lisboa e ao Algarve, que se aproveitem todas as potencialidades do aeroporto de Beja, recordando a resolução deste partido aprovada na Assembleia da República na semana passada e que haja um reforço efetivo dos serviços públicos”.

Na saúde exigiu “estímulos para a fixação de profissionais no Interior e no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Referindo-se à “situação intolerável que os imigrantes vivem no distrito”, Paulo Raimundo falou, também, de “precariedade, exploração, de redes de auxílio à imigração ilegal e tráfico de seres humanos”, dizendo que “isto não pode continuar”.


Na tarde de ontem, os deputados do PCP fizeram uma visita às obras inacabadas do IP8, em Figueira dos Cavaleiros, Ferreira do Alentejo. "Uma via estruturante que é exemplo do desinvestimento do Governo no distrito", disse a deputada Paula Santos.

Garantiram os deputados que o PCP vai continuar a insistir na sua conclusão e em perfil de autoestrada até Vila Verde de Ficalho. E neste sentido avançaram que vão apresentar um projeto de resolução a recomendar a conclusão do IP8.

Na reunião com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em que houve a oportunidade de fazer uma visita às instalações de saúde em Beja, foram abordadas, entre outras questões, a falta de profissionais, a questão dos incentivos à fixação de profissionais no Interior e a necessidade de ser concluída a 2.ª fase das obras do hospital de Beja.

O balanço deste encontro é feito pela deputada Paula Santos.

A tarde de ontem foi, igualmente, para conversar sobre os problemas dos trabalhadores do distrito. Neste encontro, os trabalhadores revelaram os principais problemas com que se debatem, desde logo o problema das condições de trabalho, assim como os baixos salários que auferem, no distrito a média é menor, comparando com o resto do País, em mais de 20 por cento.

O resumo deste encontro é feito pelo deputado Alfredo Maia.

O primeiro dia de Jornadas Parlamentares do PCP no distrito fechou, na Casa da Cultura de Beja, com a realização da audição pública "O distrito de Beja tem futuro!".

Nesta iniciativa foram feitas diversas intervenções sobre diferentes temas: trabalho agrícola, produção nacional, agricultura, trabalho, aumento do custo de vida, serviços públicos que as freguesias foram perdendo, saúde, água, economia, entre outros.

Neste encontro, o deputado João Dias falou sobre a importância da soberania nacional, no que se refere à produção, referindo o caso da produção de cereais em que o País está muito dependente das importações.

Coube à presidente do Grupo Parlamentar, Paula Santos, fazer o balanço deste encontro onde ficou provado, frisou, que "o distrito tem futuro".


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.