Voltar

Política

Ministra da Cultura anunciou em Beja um investimento no Museu, entre 2022 e 2024, de 4 a 5 milhões de euros

Política

Ministra da Cultura anunciou em Beja um investimento no Museu, entre 2022 e 2024, de 4 a 5 milhões de euros

A ministra da Cultura esteve hoje de manhã em Beja, na data da assinatura do contrato da Empreitada de Valorização e Conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição e anunciou um investimento para o Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, entre 2022 e 2024, de 4 a 5 milhões de euros.

Recorde-se que em outubro passado, a Direção da APT - Associação Portas do Território adjudicou a obra do Museu Regional Rainha Dona Leonor, conforme indicação de Relatório Final de análise do concurso, à empresa Monumenta. A recuperação do Museu irá ascender a pouco mais de 1.7 milhão de euros, um valor suportado por fundos comunitários e pela Câmara de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo na contrapartida nacional não financiada. Reparação de Coberturas, caixilharias exteriores e rebocos interiores e exteriores, renovação da instalação elétrica, melhoria das condições gerais de acesso e de funcionamento são as obras que este montante contempla.

Graça Fonseca realçou este e os investimentos previstos para o futuro, tendo em atenção a importância deste monumento para o desenvolvimento do território e do país. Avançou, ainda, com os outros montantes previstos para investir no Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, relevou a importância deste investimento e a importância deste Museu, ao nível do seu espólio e enquanto monumento de importância nacional.

Nesta cerimónia, onde participaram, também, presidente da Câmara de Beja e o presidente da APT – Associação Portas do Território, foi recordado o caminho com mais de dois anos para chegar aqui e realçado, por todos, a importância deste dia para a história do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

Assinado o contrato, segue-se dentro de dois meses sensivelmente, o ato de consignação e depois o início das obras.

A esta intervenção segue-se depois uma outra, ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento de 2,8 milhões de euros. As obras deverão começar em 2023 e contemplam intervenções de conservação e restauro no interior, a instalação de sistemas de climatização, iluminação e vigilância, a reabilitação do claustro, a melhoria das condições gerais de acessibilidade, assim como a reabilitação dos terraços e a instalação de rede wifi.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.