Voltar

Política

Ministra da Cultura anunciou em Beja um investimento no Museu, entre 2022 e 2024, de 4 a 5 milhões de euros

Política

Ministra da Cultura anunciou em Beja um investimento no Museu, entre 2022 e 2024, de 4 a 5 milhões de euros


A ministra da Cultura esteve hoje de manhã em Beja, na data da assinatura do contrato da Empreitada de Valorização e Conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição e anunciou um investimento para o Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, entre 2022 e 2024, de 4 a 5 milhões de euros.

Recorde-se que em outubro passado, a Direção da APT - Associação Portas do Território adjudicou a obra do Museu Regional Rainha Dona Leonor, conforme indicação de Relatório Final de análise do concurso, à empresa Monumenta. A recuperação do Museu irá ascender a pouco mais de 1.7 milhão de euros, um valor suportado por fundos comunitários e pela Câmara de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo na contrapartida nacional não financiada. Reparação de Coberturas, caixilharias exteriores e rebocos interiores e exteriores, renovação da instalação elétrica, melhoria das condições gerais de acesso e de funcionamento são as obras que este montante contempla.

Graça Fonseca realçou este e os investimentos previstos para o futuro, tendo em atenção a importância deste monumento para o desenvolvimento do território e do país. Avançou, ainda, com os outros montantes previstos para investir no Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, relevou a importância deste investimento e a importância deste Museu, ao nível do seu espólio e enquanto monumento de importância nacional.

Nesta cerimónia, onde participaram, também, presidente da Câmara de Beja e o presidente da APT – Associação Portas do Território, foi recordado o caminho com mais de dois anos para chegar aqui e realçado, por todos, a importância deste dia para a história do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

Assinado o contrato, segue-se dentro de dois meses sensivelmente, o ato de consignação e depois o início das obras.

A esta intervenção segue-se depois uma outra, ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento de 2,8 milhões de euros. As obras deverão começar em 2023 e contemplam intervenções de conservação e restauro no interior, a instalação de sistemas de climatização, iluminação e vigilância, a reabilitação do claustro, a melhoria das condições gerais de acessibilidade, assim como a reabilitação dos terraços e a instalação de rede wifi.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.