Durante a deslocação, a governante reiterou igualmente o compromisso do Governo na conclusão da A26 até Beja, considerada uma infraestrutura determinante para a mobilidade e coesão territorial da região.
No domínio da adaptação às alterações climáticas, foi anunciado um projecto pioneiro de criação de abrigos climáticos, cujo arranque está previsto para o Jardim Público de Beja. A iniciativa visa mitigar os efeitos de fenómenos climáticos extremos, através do reforço do arvoredo, do aumento das zonas de sombra, da introdução de elementos de água e da melhoria do conforto térmico nos espaços urbanos.
A visita incluiu ainda a assinatura de protocolos de colaboração técnica e financeira entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Câmara Municipal de Beja, destinados à reabilitação de várias linhas de água no perímetro urbano. Estão abrangidas intervenções na ribeira do Barranco do Poço dos Frangos, no Barranco do Sardão e numa ribeira paralela ao IP2.
A agenda contemplou também uma passagem pelo Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), onde foi possível conhecer o trabalho desenvolvido, bem como as limitações e potencialidades estratégicas deste centro para a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do território.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com