Voltar

Atualidade

Castro Verde criou Observatório do Cante Alentejano e Centro de Documentação do Cante Alentejano

Atualidade

Castro Verde criou Observatório do Cante Alentejano e Centro de Documentação do Cante Alentejano

Câmara Municipal de Castro Verde revela que decidiu criar o Observatório do Cante Alentejano e o Centro de Documentação do Cante Alentejano. Entidades coordenadas por José Francisco Colaço Guerreiro.

Com estas duas realizações, o Município de Castro Verde quer criar uma “base de dados com o universo” dos grupos corais, organizada por concelhos, em que fiquem disponíveis “os respetivos historiais, contactos, imagens e registos sonoros”. Pretende, igualmente, adquirir “trabalhos escritos e audiovisuais sobre o cante”, de modo a ficarem disponíveis para consulta pública na Biblioteca Municipal.

No caso do Observatório do Cante Alentejano, a autarquia esclarece que se trata de um gabinete onde é feita a recolha, tratamento e análise estatística dos dados que são obtidos, anualmente, junto dos grupos corais. O objetivo é fazer de forma sistematizada uma avaliação do ponto de situação, assim como da evolução, do movimento coral.

O Centro de Documentação do Cante Alentejano tem como propósito, também de acordo com a Câmara Municipal de Castro Verde, “preservar a memória e a salvaguarda do Movimento Coral e do Cancioneiro Tradicional”.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.