Voltar

Atualidade

Sala dos Brasões vai ser porta de entrada do Museu Rainha Dona Leonor

Atualidade

Sala dos Brasões vai ser porta de entrada do Museu Rainha Dona Leonor

As obras no Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, estão a avançar, com a cobertura como prioridade. Mas há, também, três milhões e 150 mil euros, do PRR, para fazer “a restauração do património integrado” deste monumento.

Este espaço da cidade recebeu, no passado sábado, o encontro do Instituto Português de Museologia (IPOM) focado nos museus de Beja e integrado nas Jornadas Europeias do Património. Foi neste âmbito que a diretora, Deolinda Tavares, falou sobre as obras que estão a avançar e que resolvem, frisou, “as questões mais urgentes, ou seja a cobertura, assim como renovações nas instalações, o que inclui sanitários para o público que visita o monumento”.

Recordo que esta fase das obras é fruto de uma parceria com as Portas do Território - Câmara, Diocese e Misericórdia de Beja - e que o montante de investimento, candidatado a fundos europeus, é superior a um milhão e meio de euros.

Em Beja estiveram especialistas de museologia com olhos postos nos museus da cidade e no trabalho que está a ser feito, no sentido da fruição pública, partilha de conhecimentos e experiencias, explicou Deolinda Tavares, fazendo um resumo da iniciativa.

Há obras a avançar e mudanças previstas no funcionamento do Museu Rainha Dona Leonor de Beja e não só.

O público vai deixar de entrar pela porta com acesso direto à igreja, para passar a fazê-lo pela Sala dos Brasões, deixou claro a diretora do museu. Para a entrada atual está previsto passar o espólio de peças religiosas para exposição, assim como a história deste convento, e sua evolução, até ao século XIX.

Para o Museu Rainha Dona Leonor está previsto, igualmente, resolver a questão da acessibilidade ao edifício - com a colocação de um elevador para o 1.º andar - que está contemplada no valor de financiamento previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de três milhões e 150 mil euros. E será neste contexto que será feito, igualmente, o restauro do património integrado deste museu, o que inclui a igreja e os claustros. Revelações feitas por Deolinda Tavares.

Outra ideia, explicou a diretora do Museu - integrado na Direção Regional de Cultura do Alentejo, Ministério da Cultura - , é ganhar espaço no exterior e aumentar a área expositiva, que é muito reduzida, no sentido de se conseguir colocar em evidência algumas peças icónicas, entre elas a cabeça de Júlio César e um torso de Afrodite.


Deolinda Tavares, diretora do Museu Rainha Dona Leonor de Beja, disse, igualmente, que têm sido sujeitas a intervenções de urgência algumas pinturas que integram o espólio deste monumento.

Fazer o registo digital do acervo do museu para divulgação, passando pelo inventário total de tudo o que contém está, também, nas perspetivas de trabalho futuro deste espaço monumental, situado em Beja.

Neste dia, ou seja no passado sábado, 24, foi apresentado, ainda, o plano de atividades do Grupo dos Amigos do Museu, recentemente criado, e avançado que uma das iniciativas é a realização da festa do museu, marcada para o público em geral para os dias 15 e 16 de outubro e para as escolas para 17 e 18 deste mesmo mês.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.