«Realçou também, o presidente da Câmara de Beja, a importância do Plano Local de Saúde enquanto “contrato social com o território”, que define objetivos mensuráveis e promove a transparência e a responsabilização perante os cidadãos.
Referiu Nuno Palma Ferro, que “a saúde faz-se com todos e mede-se em resultados”, apontando três desafios centrais: alinhar as políticas municipais com as prioridades do Plano, trabalhar com objetivos e indicadores partilhados, e reforçar parcerias com instituições, escolas, associações e juntas de freguesia.
O Presidente da Câmara Municipal de Beja concluiu reafirmando o compromisso da Câmara Municipal de Beja em colaborar ativamente na execução do Plano, contribuindo para uma saúde mais justa, mais humana e mais próxima.
“Acreditamos, com convicção, que é possível fazer a diferença. Com humildade para aprender e coragem para decidir, queremos caminhar lado a lado com todos os parceiros, construindo soluções inovadoras e sustentáveis que promovam a equidade e assegurem a cada bejense o direito a uma saúde de qualidade”, declarou.
O PLSBA 2030 é um instrumento estratégico e colaborativo que visa promover a saúde e reduzir as desigualdades na região do Baixo Alentejo, através de uma abordagem de base populacional, intersectorial e participativa. O documento foi elaborado pelo Departamento de Saúde Pública do Baixo Alentejo, coordenado pela Dra. Sara Duarte, com o apoio técnico da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, sob a coordenação do Professor Doutor Paulo Sousa.
Mais informações disponíveis em: https://plsba.ulsba.min-saude.pt/», é referido, também, no documento da autarquia bejense enviado à nossa redação.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com