Voltar

Atualidade

"Não há saúde sem municípios", afirma presidente da Câmara de Beja na apresentação do PLS2030

Atualidade

"Não há saúde sem municípios", afirma presidente da Câmara de Beja na apresentação do PLS2030

Foto: CM Beja

O Presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, destacou o papel essencial das autarquias na concretização das políticas de saúde e no combate às desigualdades territoriais. Sublinhou que “não há saúde sem Municípios”, defendendo que a promoção da saúde deve envolver todos os agentes locais e que a ação municipal deve integrar os determinantes sociais da saúde — como o ambiente, a habitação, a mobilidade, o emprego, a cultura e o desporto — no centro da governação local. Palavras do autarca da Câmara de Beja, na apresentação do Plano Local de Saúde da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo no horizonte 2030.

«Realçou também, o presidente da Câmara de Beja, a importância do Plano Local de Saúde enquanto “contrato social com o território”, que define objetivos mensuráveis e promove a transparência e a responsabilização perante os cidadãos.

Referiu Nuno Palma Ferro, que “a saúde faz-se com todos e mede-se em resultados”, apontando três desafios centrais: alinhar as políticas municipais com as prioridades do Plano, trabalhar com objetivos e indicadores partilhados, e reforçar parcerias com instituições, escolas, associações e juntas de freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal de Beja concluiu reafirmando o compromisso da Câmara Municipal de Beja em colaborar ativamente na execução do Plano, contribuindo para uma saúde mais justa, mais humana e mais próxima.

“Acreditamos, com convicção, que é possível fazer a diferença. Com humildade para aprender e coragem para decidir, queremos caminhar lado a lado com todos os parceiros, construindo soluções inovadoras e sustentáveis que promovam a equidade e assegurem a cada bejense o direito a uma saúde de qualidade”, declarou.

O PLSBA 2030 é um instrumento estratégico e colaborativo que visa promover a saúde e reduzir as desigualdades na região do Baixo Alentejo, através de uma abordagem de base populacional, intersectorial e participativa. O documento foi elaborado pelo Departamento de Saúde Pública do Baixo Alentejo, coordenado pela Dra. Sara Duarte, com o apoio técnico da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, sob a coordenação do Professor Doutor Paulo Sousa.

Mais informações disponíveis em: https://plsba.ulsba.min-saude.pt/», é referido, também, no documento da autarquia bejense enviado à nossa redação.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.