Voltar

Política

Nova ETAR de Cuba em funcionamento com investimento de 3,6 milhões de euros

Política

Nova ETAR de Cuba em funcionamento com investimento de 3,6 milhões de euros

Foto: Águas Públicas do Alentejo

"O executivo da Câmara Municipal de Cuba recebeu uma visita técnica das Águas Públicas do Alentejo à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Já em funcionamento, este equipamento é fruto de um investimento de 3,6 milhões de euros, dos quais cerca de 2 milhões foram financiados. Dimensionada para uma carga orgânica de 4.829 habitantes-equivalentes, a infraestrutura tem capacidade para tratar 950 m³ de águas residuais por dia", assegura a autarquia.

"Localizada fora do perímetro urbano, esta nova unidade recebe a totalidade das águas residuais domésticas da Vila de Cuba, substituindo a antiga ETAR, que será desativada. O processo de tratamento contempla várias fases: na fase líquida, inclui gradagem, tamisação, desarenação, desengorduramento, equalização, tratamento biológico e decantação; na fase sólida, o espessamento e desidratação de lamas; e, na fase gasosa, a desodorização através de biofiltro.

A ETAR está ainda equipada com uma linha de tratamento complementar para permitir a reutilização da água tratada em serviços diversos, prevendo-se a possibilidade de produção de água para reutilização (ApR). Dispõe igualmente de uma unidade para receção de efluente proveniente de limpas-fossas.

Outro dos destaques é a aposta na sustentabilidade: a ETAR integra uma unidade de produção de energia fotovoltaica, com 72 kW de potência, permitindo uma redução de 40% no consumo energético da rede", é esclarecido igualmente.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.