Voltar

Atualidade

Associativismo agrícola é tema central da Ovibeja 2024. Fundão é o concelho convidado

Atualidade

Associativismo agrícola é tema central da Ovibeja 2024. Fundão é o concelho convidado

Foto: ACOS

Com o tema central "Associativismo agrícola", na Ovibeja 2024 são várias as iniciativas que centram atenções nesta matéria. Na 40.ª edição deste certame, que decorre de 30 de abril a 5 de maio, no Parque de Feiras e Exposições da cidade e que é organizada pela ACOS - Associação de Agricultores do Sul, o concelho convidado é o do Fundão, distrito de Castelo Branco.

No que diz respeito ao ramo alimentar presente na Ovibeja, um dos destaques vai para o Pavilhão Sabor Alentejo que faz apelo a todos os sentidos, com uma completa panóplia de produtos agroalimentares de qualidade superior, desde queijos e enchidos, vinho, azeite, pão, mel, doces, chocolates. O evento conta ainda com mais de uma dezena de restaurantes de carnes certificadas, vários quiosques de comes e bebes e diversos espaços de Street Food.

Para o Campo da Feira estão projetadas demonstrações de novas tecnologias associadas à Inteligência Artificial, como tripulação de drones e outros equipamentos, assim como colóquios sobre temas da atualidade. Este espaço vai contar com a presença e participação de vários centros de competências (que baseiam a sua atividade em projetos de investigação e conhecimento) de que a ACOS faz parte, alguns deles desde a sua fundação. Também o Município do Fundão vai evidenciar o projeto Agrotech Fundão, um laboratório em contexto real de testagem e demonstração de tecnologia para estimular a competitividade e a precisão na agricultura.

No que diz respeito ao cartaz de concertos e animação cultural, um dos vários pontos altos é a celebração do 10.º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O evento vai juntar, no dia 4 de maio (sábado), depois de almoço, todos os grupos do Comboio do Cante, da zona da Grande Lisboa, e todos os outros da região e de outras zonas do país que tenham disponibilidade para participar. A ideia é celebrar o cante em uníssono, como já aconteceu em 2015, que juntou mais de dois mil cantadores de mais de cem grupos corais. Nos vários dias da Ovibeja há ainda música e animação em diferentes espaços do evento e os grandes concertos da noite: Calema, no dia 30 de abril, Buba Espinho, no dia 1 de maio, The Lucky Duckies, a 2, UB40 a 3 de maio e Ana Moura a 4 de maio.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.