Voltar

Atualidade

Varíola dos macacos "tem uma gravidade muito menor"

Atualidade

Varíola dos macacos "tem uma gravidade muito menor"

Já são 23 os casos de varíola dos macacos em Portugal, uma doença rara endémica de zonas selvagens de África que chega pela primeira vez ao nosso país. Mário Jorge, médico de saúde pública da ULSBA, explica que a doença afeta os mais jovens porque estes não foram vacinados contra a varíola humana.

Mário Jorge, médico de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), explicou tudo que precisa de saber sobre a varíola dos macacos. Com algumas semelhanças com a varicela, é uma doença que afeta principalmente os jovens e crianças.

A varíola dos macacos ou “monkeypox” é uma doença que já tem vindo a ser vigiada pelos médicos e especialistas há muitos anos. Primeiramente foi identificada em macacos de laboratório, nos anos 50, de onde surgiu o nome “varíola dos macacos”. Mais tarde, nos anos 70, a doença foi identificada em seres humanos. Começou a ser alerta de saúde pública quando surgiram surtos de transmissão entre humanos, na Nigéria, nos Estados Unidos e atualmente no Reino Unido. 

É semelhante à varicela e afeta principalmente pessoas jovens, refere o médico Mário Jorge. Explica que "a varíola humana está erradicada", uma doença que “matou milhões de pessoas”, sendo a única doença que através da vacinação foi possível eliminar do planeta.

Existem diversas variantes de varíola animal, “que transpõem a barreira da espécie” e podem ser transmitidas do animal ao homem. Uma delas, a varíola vaca, que curiosamente deu origem à primeira vacina. A "varíola dos macacos” pode ser transmitida ao ser humano e entre humanos. No entanto, “não sendo uma varíola humana ela tem uma gravidade muito menor”.

Sobre os casos identificados em Portugal, Mário Jorge indica que neste momento é um alerta de saúde publica, já foi criado um grupo de trabalho especializado para acompanhar, porém a situação, segundo Mário Jorge, não parece ter a gravidade que teve a doença covid-19.

Porque afeta os mais jovens?

Porque estes, ao contrário de gerações mais velhas, não foram sujeitos à vacina da varíola.

Mário Jorge explica que “uma vez eliminada do mundo, abandonou-se a vacina", tendo em conta que a doença estava "erradicada.” As pessoas mais velhas, que são aquelas que se devem lembrar deste processo de vacinação, continuam resistentes a estas varíolas animais.

Acaba por ser uma doença da adulto jovem e idade pediátrica, reforça o médico de Saúde Pública da ULSBA. Acrescenta que não é facilmente transmissível e que para já, os médicos estão alerta.

Existem surtos ativos de varíola dos macacos na Europa e em Portugal, porém não há nenhum caso reportado no Alentejo. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.