Voltar

Atualidade

Observatório do Baixo Alentejo promove encontro de ideias para indústrias criativas

Atualidade

Observatório do Baixo Alentejo promove encontro de ideias para indústrias criativas


O Observatório do Baixo Alentejo realiza, hoje e amanhã, no edifício da Santa Casa da Misericórdia de Beja, um encontro de ideias para o desenvolvimento de um projeto de indústrias criativas da cultura e tecnologia, a desenvolver nos próximos 5 anos no Alentejo e expandir para todo o território do Sudoeste Ibérico, que tem vindo a ser preparado nos últimos meses e neste encontro está prevista a consolidação do mesmo.

O objetivo do OBA é “criar soluções de dinamização de indústrias criativas” que sejam capazes de impulsionar a “coesão territorial e a valorização económica da região, fixar e atrair população qualificada, através das artes, reforçando as competências e a oferta da região externamente”, seja pelo seu valor económico seja pela oferta de produtos turísticos e a integração de novas comunidades através da multiculturalidade. Neste sentido, António Revez revela que, seria interessante encontrar, ao nível de cultura, uma série de medidas e projetos, que permitissem isto mesmo, criar “medidas que permitam a atração de jovens” para os territórios de baixa densidade. Em simultâneo, desenvolver um projeto que permita uma ocupação dos equipamentos que existem no território.

A iniciativa irá contar com a participação presencial e digital de vários criadores e agentes das diversas áreas da cultura de Portugal, de Espanha, do México, do Brasil, da Argentina, de Cuba e da República Dominicana, numa organização em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Beja. Segundo as palavras de António Revez, esta junção multicultural tenciona ouvir pessoas que tenham uma opinião “exterior ao território”, sem estar “embrenhadas nas problemáticas”, com uma “visão neutra” e “sem bloqueios”.


Comente esta notícia

Idéia extraordinária para beneficiar uma região tão bela quanto "esquecida". O facto de a cultura servir de catapulta para a recuperação dos territórios alentejanos é maravilhoso e viria a tornar-se uma referência para outras regiões da Europa. Como escritor, gestor cultural e com uma visão externa de um território que roubou meu coração, gostaria de contribuir com minha ação no que você considerar necessário. Bravo, António Revez e outros envolvidos no projeto !!!

Alejandro Aguilar

10/05/2021

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.