Voltar

Sociedade Festivais

Abril em Odemira celebra justiça e liberdade até dia 27 deste mês

Sociedade Festivais

Abril em Odemira celebra justiça e liberdade até dia 27 deste mês

Foto: Freepik

Odemira recebe este mês um festival organizado pela Câmara Municipal para celebrar a Revolução dos Cravos e, simultaneamente, afirmar-se como uma vila “culturalmente dinâmica, viva e criativa”. A edição deste ano do Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade arrancou no passado dia 11, numa parceria do Município do Litoral Alentejano com diversas instituições locais e nacionais.

Música, literatura, exposições e debates, teatro, cinema, desporto, artes performativas e animação infantil compõem o vasto programa do evento, que se prolonga até dia 27 de abril e “traz às ruas e palcos da vila de Odemira mais de 100 iniciativas”, revelou a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

“Ao longo do mês, Odemira afirma-se como vila culturalmente dinâmica, viva e criativa, onde a par da celebração em ambiente de festa se fomenta a reflexão e debate dos valores de Abril”, acrescentou.

A edição de 2025 do Abril em Odemira arrancou, em 11 de abril, com o Festival Termómetro, dinamizado pelo radialista Fernando Alvim, no Quintal da Música, estando a cerimónia de inauguração agendada para a tarde do dia seguinte.

Nesse dia arranca também o II Festival de Estátuas Vivas de Odemira e serão ainda inauguradas sete exposições em diversos locais públicos da vila e, de noite, terá lugar um concerto do Danilo Lopes Sexteto.

Como habitualmente, os concertos voltam a ser um dos grandes destaques do evento, com as atuações de Ana Lua Caiano e Plutónio na noite de 24 de abril, enquanto que no dia seguinte será a vez de The Legendary Tigerman e HMB subirem ao palco.

Para o dia 26 de abril estão previstos espetáculos com o Quinteto Trio Odemira e Deejay Telio.

Ainda no plano musical, destaque para mais uma edição do festival Mirafest (dias 18 e 19, um encontro de grupos corais alentejanos (dia 19) e um encontro de bandas filarmónicas (dia 27).

Durante o Abril em Odemira terão também lugar os ciclos de conversas “Arte e Revolução” e de cinema “Fulgores de Abril”, assim como uma feira do livro.

O programa da iniciativa conta igualmente, entre outras atividades, com a apresentação de diversos espetáculos de artes performativas e uma prova de atletismo.

Em 2025, a Câmara de Odemira voltará a disponibilizar uma aplicação para dispositivos móveis (‘app’) do evento, para permitir a consulta de informação detalhada sobre o programa e apresentar informações úteis ao visitante.

 


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.