Voltar

Atualidade

Odemira, Serpa, Vidigueira e Castro Verde com iniciativas para estes dias

Atualidade

Odemira, Serpa, Vidigueira e Castro Verde com iniciativas para estes dias

Nos concelhos de Odemira, Serpa, Vidigueira e Castro Verde há um conjunto de iniciativas agendadas para esta terça-feira, 24 de janeiro, assim como para os próximos dias, que divulgamos.

“Propostas Locais para Desafios Globais: Habitação, Trabalho, Acolhimento e Integração” é o tema da conferência que o Município de Odemira promove hoje, e amanhã, na Sociedade Recreativa São Teotoniense, em São Teotónio.

Reunir entidades locais, regionais e nacionais e o meio académico, para discutir e refletir sobre a estratégia para adaptação do território aos atuais desafios são os objetivos, de acordo com documento da Câmara Municipal enviado à nossa redação.

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, marca presença hoje, na sessão de abertura. A secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, fará o encerramento da conferência, amanhã.

A exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” é inaugurada hoje, pelas 18h00, no Arquivo Municipal, em Serpa.

Esta exposição tem como principal objetivo dar a conhecer o espólio que cada arquivo da região tem à sua guarda, divulgando a sua existência com uma mostra dos documentos mais relevantes do seu acervo arquivístico, enquanto testemunhos de acontecimentos marcantes da história e da vida de cada comunidade.

A Exposição tem como curador o professor Florival Baiôa Monteiro, é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) com o apoio da Rede de Arquivos Municipal e é cofinanciada pelo Alentejo2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ainda concelho de Serpa foram hasteadas as bandeira eco-escolas. A cerimónia teve lugar no passado dia 19, na Escola Secundária da cidade, data em que se comemorou, também, o centenário do escritor Eugénio de Andrade.

Recordamos que no concelho de Serpa estão reconhecidas como eco-escolas: a Escola Secundária de Serpa, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, a Escola Básica 2,3 Abade Correia da Serra, a Escola Básica N.º 1 de Vila Nova de São Bento e a Escola Básica de Pias.

Trata-se de um reconhecimento que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, recorda a Câmara de Serpa.

Já são conhecidos os vencedores da 1.ª edição do Prémio Municipal “Castro Empreende Mais’22”, instituído pela Câmara Municipal, com o apoio da empresa SOMINCOR, concessionária da Mina de Neves-Corvo. A Cerimónia de Entrega dos Prémios aos vencedores realiza-se hoje, às 17h30, na Sala de Co-working do InCastro.

“O Prémio Municipal “Castro Empreende Mais” tem como objetivo estimular e identificar novas iniciativas empresariais que possam distinguir-se pela sua criatividade e capacidade empreendedora no contexto do desenvolvimento económico do concelho de Castro Verde.

Pretende ainda ser mais um importante instrumento, a par do IN Castro – Centro de Ideias e Negócios, no domínio da promoção e do apoio ao desenvolvimento da economia local, fomentando e reconhecendo o espírito empreendedor dos jovens munícipes, e em simultâneo, valorizando a atividade empresarial local”, explica a Câmara de Castro Verde.

Em Vidigueira, as mulheres deste concelho, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

A Unidade Móvel da Liga Portuguesa contra o cancro está disponível, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, quinta-feira, dia 25, e sexta-feira, dia 26, na Freguesia de Pedrogão.

Segue-se de 27 a 29 janeiro, junto ao Centro de Saúde de Selmes, nos dias 30 e 31 de Janeiro, perto da Junta de Freguesia de Vila de Frades, terminando de 1 a 7 de Fevereiro, na Praça da República , junto à Câmara Municipal de Vidigueira.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.