Voltar

Política

“Orçamento confirma falta de visão estratégica para o concelho”, dizem eleitos da CDU

Política

“Orçamento confirma falta de visão estratégica para o concelho”, dizem eleitos da CDU


"Os eleitos da CDU, na Assembleia Municipal, votaram contra um Orçamento Municipal que não resolve os problemas estruturais do concelho de Beja”, frisam em comunicado.

Para os eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU), os documentos previsionais de Beja para 2023 “confirmam, globalmente, que o Partido Socialista (PS) não tem um projeto e uma visão estratégica para o concelho”.

É dito, também, que as previsões avançadas não reconhecem “o importante papel que os órgãos autárquicos de proximidade desempenham junto das populações, resultante de responsabilidades que cabem à Câmara, por meio de protocolos. A estes estão afetas verbas cujos valores não foram atualizados. De facto, desde 2018 que não se verifica qualquer aumento do pacote financeiro atribuído às freguesias e uniões de Freguesia. Considerando que desde aquele ano houve um aumento de 41,7 por cento da participação do Município nos impostos do Estado”.

Na questão dos financiamento para as freguesias e uniões de Freguesia do concelho, os eleitos da CDU referem, no documento enviado à nossa redação, que apresentaram “uma mais que justa proposta de um aumento de apenas 20 por cento, o que não foi aceite pelo executivo do Partido Socialista (PS)”.

É sublinhado, igualmente, que “este orçamento municipal é praticamente
omisso em relação a intervenções e investimentos no espaço rural do concelho, sendo as verbas previstas para arruamentos das freguesias rurais ou arranjos exteriores claramente insuficientes, o que confirma o seu estado de abandono, e que a CDU inúmeras vezes tem denunciado.”

É frisado, ainda, que “o orçamento municipal é restritivo e pouco ambicioso nalgumas áreas e domínios. Embora estejam previstas verbas para a reabilitação do Mercado Municipal, pela evolução arrastada dos trabalhos, é motivo de preocupação que a sua conclusão se prolongue por muito tempo ao longo do próximo ano, com os prejuízos inerentes para a população e concessionários.”

“Na área da melhoria e criação de novas estruturas desportivas, excetuando a eventual construção de um polidesportivo em Beringel, nada mais é proposto. Não há uma estratégia integrada para a cultura, estando previstas apenas iniciativas pontuais. O Projeto de Instalação do Museu da Banda Desenhada com uma verba de apenas 10 mil euros, prevê-se ficar parado no próximo ano. Também na área do turismo não há referências significativas para potenciar o património existente. Pelo que concerne ao Centro Histórico há a referência ao desenvolvimento de mais percursos acessíveis e renovação da iluminação pública que, sendo
intervenções importantes, deveriam ser acompanhadas de outras que pudessem dar um contributo efetivo ao seu desenvolvimento”.

“Os elementos disponíveis para o Fórum Romano, Casa da Moeda e Centro de Arqueologia e Artes indiciam que o ano de 2023 seja mais um ano perdido. Perante os dados disponíveis no Orçamento Municipal para 2023, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Beja votaram contra.”

Prometem, contudo, continuar a “intervir no sentido de procurar as melhores propostas e soluções para aquilo que entendem ser o projeto autárquico da Coligação, sempre ao serviço das populações e do desenvolvimento do concelho de Beja.”


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.