Voltar

Atualidade

Orçamento e Grandes Opções do Plano de Mértola aprovados

Atualidade

Orçamento e Grandes Opções do Plano de Mértola aprovados

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Mértola aprovaram, por maioria, o orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020, com um montante total de 19 milhões de euros.

A Câmara Municipal revela que “irá finalizar várias obras estruturantes para o desenvolvimento económico, cultural e social do concelho, com destaque para o Pavilhão Multiusos de Mértola, o Lar de S. Miguel, a Estação da biodiversidade de Mértola e a pavimentação e saneamento de Picoitos”.

Segundo o município mertolense, “a conclusão do Pavilhão Multiusos de Mértola e a sua entrada em pleno funcionamento irá permitir à autarquia introduzir importantes melhorias e alguma inovação aos eventos que organiza anualmente”.  

A nota da autarquia refere, igualmente, que “o ano 2020 deverá ficar também marcado pelo avanço da obra do Lar de São Miguel do Pinheiro, a conclusão da recuperação da designada Casa Cor-de-Rosa, no Centro Histórico de Mértola, onde será instalado o projeto do “HAMMAM” e “Casa de Chá”, e a recuperação do Edifício do Cineteatro da Mina de São Domingos”.

“Outra obra importante”, frisa a Câmara de Mértola, “é a intervenção ao nível das Infraestruturas de Abastecimento de Água, Águas Residuais e Pavimentação na localidade de Picoitos. Está é uma intervenção que já iniciou em 2019, mas que terá em 2020 a sua conclusão”.

“O arranque do projeto relacionado com o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia com a criação da Estação Biológica de Mértola, nas áreas da Biodiversidade, Agroecologia e Cinegética, nas áreas da Biodiversidade, Agroecologia e Cinegética, perspetiva-se como dos projetos mais decisivos para o futuro deste território e da região”, salienta a autarquia.

“Outro dos projetos estruturantes cujo arranque se perspetiva já para 2020, é o Centro de Interpretação da Biodiversidade do Vale do Guadiana, com a criação da designada Galeria da Biodiversidade de Mértola”.

“2020 será também um ano decisivo para um novo impulso com vista a concretização do CAO-Centro de Atividades Ocupacionais para Deficientes de Mértola”.

Em 2020, a Câmara irá concretizar mais algumas intervenções ao nível da pavimentação de arruamentos como é o caso de Alcaria Ruiva e São Pedro de Sólis.

“Ao nível das acessibilidades”, este ano, “a Câmara continuará a assistir a um forte investimento nesta área, com a repavimentação e alargamento, em algumas zonas, da EM 509, que liga São João dos Caldeireiros à EN 122 (Beja) junto a Vale de Açor de Baixo”.

Ainda de acordo com a Câmara, “um dos projetos que ganhou alguma preponderância no último ano e que em 2020 poderá finalmente começar a dar os seus frutos, é a estratégia de implementação da Rede Alimentar de Mértola onde se integram iniciativas/projetos como o projeto “Mértola com gosto” ou “Frescos sobre Rodas””.

“Outras das iniciativas lançadas, recentemente, que revelou importantes indicadores, e que terá em 2020 a sua segunda edição, é o Orçamento Participativo Mértola”

Finalmente, “no domínio da salvaguarda e valorização do património em presença, destacam-se dois projetos estruturantes que, encerram em si processos de reflexão, salvaguarda, valorização ação educativa conjunta: a candidatura de Mértola a Património da Humanidade e a candidatura do Vale do Guadiana à condição de Geoparque, ambas as “classificações” sob o desígnio da UNESCO”. 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.