Voltar

Atualidade

Ovibeja 2023 "a maior de sempre", diz ACOS. Primeiro dia com entradas livres até às 20h00

Atualidade

Ovibeja 2023 "a maior de sempre", diz ACOS. Primeiro dia com entradas livres até às 20h00


A 39.ª Ovibeja começa nesta quinta-feira. No primeiro dia de feira, as entradas são livres até às 20h00, numa parceria da organização com a Câmara de Beja, tal como a Voz da Planície já tinha avançado no passado dia 20. Hoje, entre as 08h00 e as 09h00, ouça, em 104.5 FM, Rui Garrido e Claudino Matos, da ACOS, a revelarem todas as novidades sobre a iniciativa deste ano.

As portas da grande feira do Sul abrem amanhã para apresentarem todo o “Alentejo deste Mundo” até 1 de maio. A organização, a ACOS - Associação de Agricultores do Sul, tem “as melhores expetativas para uma feira que volta a oferecer um dia de entradas gratuitas” e que tem a “sessão de abertura de regresso, às 10h30”.

Colóquios, sessões e seminários sobre os temas que interessam ao mundo da agricultura, com atenções centradas na temática deste ano, “Comunicar o setor agrícola”, no sentido de alargar a comunicação de dentro para fora do setor, mas também para os “homens da terra”, que podem conhecer os avanços tecnológicos que ajudam no aumento, e sustentabilidade, das produções, fazem parte da variada oferta disponível. Mas há, também, discussão e reflexão sobre acessibilidades e desenvolvimento do território prevista, outro aspeto que marca o programa deste ano.

Rui Garrido e Claudino Matos frisaram que a Ovibeja é, igualmente, convívio e ponto de encontro, com destaque para o regresso de muitos filhos da terra a Beja nesta altura do ano. Em 2023 “há mais pontos de diversão, assim como uma maior preocupação com o ambiente, vincada na utilização, por exemplo, de copos reciclados”. Concertos com nomes grandes da música nacional, e local, promovem, também, esta iniciativa como uma feira de encontros.

Apesar de ter custado mais 20 por cento à ACOS, a construção da feira deste ano, a Associação de Agricultores do Sul decidiu manter o preço dos espaços de exposição e bilhetes, ou seja, os valores são idênticos aos do ano passado. Permanecem, igualmente, as iniciativas "Comboio do Cante", que este ano devido à greve na CP, transporta de autocarro mais de 500 cantadores de Lisboa a Beja, e o Prémio CA Ovibeja, que distingue os melhores azeites, na sua 12.ª edição, duas atividades programadas para sábado, dia 29 de abril.

Rui Garrido e Claudino Matos assinalaram, ainda, o espaço de reivindicação que a Ovibeja sempre tem sido e que "vai continuar a ser", realçando que todos os partidos são bem-vindos, assim como as representações parlamentares, mas não a ministra da Agricultura e António Costa, que não vem ao certame desde 2016.

O Presidente da República marca presença no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15h00.


Posição do Beja Consegue! sobre o primeiro dia de Ovibeja com entradas livres:

«"Dia livre na Ovibeja: demasiado devagar, mas vamos conseguindo!

Depois do Beja Consegue ter proposto no passado ano, um dia de entrada livre aos cidadãos bejenses e aglomeração das festividades (na altura com o 25 de abril), é com bastante agrado que vemos a concretização desta proposta, por parte da ACOS e da Câmara Municipal de Beja, proporcionando o acesso gratuito à feira no primeiro dia até às 20h.

Esta proposta foi apresentada pelo Beja Consegue ao executivo camarário em funções aquando da negociação do orçamento municipal para 2023, tendo a mesma sido aceite, permitindo assim que todos possam desfrutar do maior evento da nossa cidade, concelho e região, e que tanto tem contribuído para Beja."»



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.