Voltar

Atualidade

Patrimónios do Sul, Palavras Andarilhas e OP de Beja não vão realizar-se em 2020

Atualidade

Patrimónios do Sul, Palavras Andarilhas e OP de Beja não vão realizar-se em 2020


A Câmara Municipal de Beja revela, em comunicado, que decidiu cancelar a realização três iniciativas agendadas para este ano, devido à pandemia provocada pela COVID19: o Festival “Palavras Andarilhas”, a Feira “Patrimónios do Sul” e o “Orçamento Participativo (OP) de Beja”.

A autarquia bejense explica que “apesar da situação epidemiológica do país, e em particular na nossa região, estar a evoluir de forma positiva”, o município considera “ser desaconselhada a realização da 3.ª edição da Feira “Patrimónios do Sul” marcada para o início de outubro de 2020”.

De acordo com o comunicado, o certame “Patrimónios do Sul” não se realizará, “por ser um evento que habitualmente reúne um número muito significativo de pessoas, particularmente aglomeradas nas zonas de espetáculos e de “tasquinhas” o que manifestamente ainda não se recomenda”.

O presidente da Câmara de Beja explica que, relativamente, à feira existiam duas opções: avançar com um avultado investimento e correr o risco de ter pouca gente ou, então, o certame ser visitado por muita gente, o que poderia potenciar o contágio da covid19. 

Por outro lado, “2020 seria, também, o ano do arranque do Orçamento Participativo (OP) de Beja”, lê-se no documento. “A definição do calendário do processo participativo pelo executivo municipal coincidiu com a fase inicial da pandemia, optando o executivo por não avançar com o processo”.

A Feira “Patrimónios do Sul” estará de regresso em 2021 e o Orçamento Participativo fará a estreia em 2021 também, garante a autarquia bejense.

Quanto às “Palavas Andarilhas”, a Câmara de Beja refere que o evento que se realiza de 2 em 2 anos, regressará ao concelho em 2022.

Além disso, Paulo Arsénio tem a expetativa que até ao final deste ano, haja condições para a realização do Mercadinho de Natal, no início de Dezembro e também da Passagem-de-Ano.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Beja reitera que a partir de 1 de setembro tenciona retomar a atividade cultural na área do concelho reabrindo o Pax-Júlia ao público, ficando o acesso sujeito às regras e limitações que estejam em vigor nessa data. 

Além disso, também a partir de setembro a Biblioteca Municipal José Saramago, o Centro UNESCO e a Casa da Cultura retomarão as atividades culturais complementares ao seu regular funcionamento. 


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.