Voltar

Política

PAN pede explicações ao Governo sobre Referencial de Educação para o Bem-Estar Animal

Política

PAN pede explicações ao Governo sobre Referencial de Educação para o Bem-Estar Animal


O grupo parlamentar do PAN pediu audição, do secretário de Estado da Educação e da equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de forma a esclarecer os critérios que presidiram à escolha das entidades convidadas para participar na elaboração do “Referencial de Educação para o Bem-Estar Animal- Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário”.

O PAN revela em comunicado que, após análise deste documento e auscultação de diversas entidades e personalidades no que diz respeito ao direito animal, educação, bem-estar e investigação, considerou existirem motivos “suficientemente preocupantes na sua elaboração” que exigem “a revisão urgente deste documento”.

O referido documento foi desenvolvido conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o Jardim Zoológico de Lisboa, Ordem dos Médicos Veterinários e uma equipa de trabalho do ICS-ULisboa. Contudo, o ICS lançou uma nota de repúdio sobre o mesmo, após este ficar disponível para consulta pública, “em nome da integridade científica e ética” tanto da equipa como da instituição que representam.

O ICS manifesta um conjunto de alertas e de preocupações, designadamente, “face à ausência de referência ao sofrimento animal provocado pela ação humana; à exclusão de conteúdos que convidem à reflexão sobre a legitimidade dos vários modelos de exploração animal; à omissão dos graves riscos ambientais associados à produção industrial e intensiva de animais para consumo alimentar”, entre outros aspetos, considerando insustentável que o referencial “exclua conteúdos que convidam à reflexão sobre as implicações para a saúde e bem-estar (de animais e humanos) decorrentes destes modelos de produção”. Repudiam também o facto dos seus contributos terem sido ignorados, tendo a equipa retirado a sua autoria e chancela ao Referencial Educativo sobre Bem-Estar Animal.

Face ao exposto, o Grupo Parlamentar do PAN, vem requerer que a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, delibere realizar, com caráter de urgência, a audição do secretário de Estado da Educação, João Costa, e da equipa de especialistas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa responsável pela declaração de repúdio divulgada.

Comente esta notícia

O Referencial de Educação para o Bem-Estar Animal deve ser elaborado por uma equipa multidisciplinar, composta por especialistas da área da medicina veterinária e da área da educação além de outros como área da justiça e finanças. As associações ditas de defesa dos animais que PAN quer incluir nessa equipa não são precisas para nada, só servem para atrapalhar, mas esse partido quer lá essa equipas porque são os seus clientes eleitorais. Com gente que trata os cães como pessoas e quer continuar assim não se aprende nada e é muito difícil fazer uma reunião e produzir bom trabalho com gente que não tem uma sã e correcta visão de conjunto. As associações querem cada vez mais dinheiro do orçamento para construir canis para alojarem cães que ninguém quer e não servem para nada.

FRANCISCO CORREIA

09/10/2021

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.