Voltar

Política

Paulo Raimundo está hoje em Baleizão na homenagem a Catarina Eufémia

Política

Paulo Raimundo está hoje em Baleizão na homenagem a Catarina Eufémia


A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do Partido Comunista Português (PCP) promove neste domingo, dia 21, uma iniciativa de homenagem, em Baleizão, a Catarina Eufémia. O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, participa nesta realização.

A iniciativa começa com uma concentração no Largo da Igreja, seguida de uma visita ao cemitério de Baleizão onde será feita a homenagem a Catarina Eufémia e o comício, marcado para as 11h00, no Largo com o mesmo nome da homenageada, tal como avançou à Voz da Planície Manuel Valente, da DORBE do PCP.

O Alentejo foi um dos principais locais de resistência à ditadura de Salazar. E depois do 25 de abril de 1974, os trabalhadores alentejanos realizaram uma das mais profundas lutas pelas melhorias das suas condições de vida.

Catarina Eufémia foi uma trabalhadora agrícola portuguesa que, na sequência de uma greve foi assassinada, a 19 de maio de 1954, com três tiros "à queima-roupa, pelas costas", pelo tenente João Tomaz Carrajola, da Guarda Nacional Republicana.

Com vinte e seis anos, Catarina Eufémia, era militante do PCP, tinha três filhos, um dos quais de oito meses. Ofereceu resistência e tornou-se um ícone.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.